Um relatório do Conselho Tutelar de Iporá, referente aos últimos dois meses (junho e julho) mostra que os conflitos familiares é a situação mais frequente em ferir o Estatuto da Criança e do Adolescente, colocando em risco o menor. Nem sempre pai, mãe e o menor vivem em harmonia. Nos últimos dois meses foram 45 conflitos familiares em Iporá.
Casos de agressão física foram também comuns: 8 em dois meses. A presença de menor em local impróprio é também ocorrência frequente e para a qual é reclamada a atuação do órgão. Em 61 dias foram 7 os casos em que o menor estava fora de seu convívio natural, a família, em ambiente ou horário inadequados para a sua boa formação.
Outras três situações frequentes em Iporá é menores irem as vias de fato (brigas), o Conselho Tutelar ter que interferir para evitar conflitos ou casos de conflito escolar. Para cada uma destas três situações houve 7 ocorrências nos últimos dois meses.
O Conselho Tutelar de Iporá, constituído pelos conselheiros Rogério Souza Cândido, Leonilda Maria Lassi de Azara, Marta Marçal Rocha, Fabiana Cristina da Silva e pela sua presidente Enicleudes de Souza Lourenço, tem uma linha de ação muito diversificada. Os casos são os mais diversos.
Segue a relação das ocorrências nos meses de junho e julho/2012:
– Conflitos familiares: 45 casos
– Agressão física: 8 casos
– Adolescente em local impróprio: 7 casos
– Conflito escolar: 7 casos
– Vias de fato entre adolescentes: 7 casos
– Ameaça de agressão: 5 casos
– Adolescente na direção de veículo: 5 casos
– Vítima de maus tratos: 5 casos
– Roubo: 5 casos
– Abandono de incapaz: 5 casos
– Vandalismo: 4 casos
– Adolescente embriagado: 4 casos
– Adolescente pedindo esmola: 3 casos
– Assédio sexual: 3 casos
– Tráfico de drogas: 3 casos
– Estupro/suspeita: 3 casos
– Adolescente vítima de acidente: 2 casos
– Recambiamento de menores: 2 casos
– Denúncia falsa: 2 casos
– Adolescente fora da escola: 2 casos
– Adolescente internado: 1 caso
– Criança desaparecida: 1 caso
– Adolescente desaparecido: 1 caso
O Conselho Tutelar fez ainda no período 4 declarações, 4 termos de entregas, prestou 37 informações diversas e concedeu 162 autorizações para viagens.
Telefones do Conselho Tutelar
3603-7251
8438-0130 (Plantão)