Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 1, às 8h00min no auditório da Câmara Municipal de Iporá um café da manhã promovido pelo Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social – COMAD de Iporá, Prefeitura de Iporá, Sub-secretaria de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Delegacia de Polícia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público, o Rotary Club e o 12º BPM.
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 1, às 8h00min no auditório da Câmara Municipal de Iporá um café da manhã promovido pelo Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social – COMAD de Iporá, Prefeitura de Iporá, Sub-secretaria de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Delegacia de Polícia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público, o Rotary Club e o 12º BPM.
O encontro teve como objetivo apresentar relatório de atividades realizadas no ano de 2011, apresentar calendário de atividades para 2012 e direcionar as atividades no combate às drogas, de acordo com os resultados de pesquisa realizada no ano de 2011.
Além da comunidade, participaram do evento, vereadores, secretários, conselheiros do menor e do adolescente, Major Carlos Galdim, Prefeito de Iporá, o Juiz da Infância e da Juventude Lucas Lagares, o Delegado de Polícia de Iporá Vinicius Batista e Walter Queiroz, presidente do COMAD e do CONSEG.
Major Carlos Galdim: Trabalho Pro-átivo da Polícia Militar
Dentre as falas se destacou a do Major Carlos Galdim ao tratar do trabalho da Polícia Militar (PM) que antes de 1988 focava mais num trabalho repressivo e que a partir desta data se foca num trabalho pró-ativo, destacando o O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e que hoje 90% das ocorrências ocorrem de maneira pró-ativa, ou seja, se refere as casos que foram evitados pela ação da polícia. Enfatizou que para que o combate às drogas gere efeitos necessita de investimentos seja a nível estadual, municipal ou federal.
Vinícius Batista: As atribuições do CONSEGI
O Delegado de Polícia, Vinicius Batista, esclareceu sobre as atribuições do Conselho de Segurança Pública de Iporá (CONSEGI) dizendo que este não trata apenas da questão das drogas, mas de outros delitos, mas que dada o volume dos casos com drogas estas são encontradas imbricadas com outras questões seja furtos, violência doméstica, degradação social e outros.
Lucas Lagares, José Antônio, festas mal organizadas e a porta de entrada para o uso de drogas
Juiz Lucas Mendonça Lagares: É preciso fiscalizar mais as festas feitas sem a devida organização
O Juiz Lucas Mendonça Lagares ao tratar sobre o uso de álcool por adolescentes como porta de entrada ao uso de outras drogas, enfatizou a questão das festas realizadas sem medidas necessárias, ou seja, sem a devida fiscalização. Disse que de todas as festas que ocorrem estas devem possuir autorização judicial e que nenhuma destas possui autorização do Juiz.
José Antônio da Silva Sobrinho: A prefeitura não pode estar em todos os lugares em todos os momentos
José Antônio: Pedido à Polícia Civil e Militar para que fiscalize o uso de álcool por adolescentes
Sobre as festas, o Prefeito de Iporá disse que há festas que não dá pra negar a emissão de alvará e que são autorizadas desde que atendam a legislação atinente. E quanto a fiscalização disse que devido a expansão desordenada da cidade, a Prefeitura de Iporá se encontra impossibilitada de estar em todos os lugares em todos os momentos e solicitou a ajuda da Polícia Civil e da Polícia Militar para fiscalizar os uso indevido de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes. Isso depois de afirmar que a Prefeitura de Iporá tem sido parceira de todos os órgãos do Estado em Iporá, sejam eles, Corpo Bombeiros, Polícia Militar, Segurança Pública e outros.
Atividades do COMAD para 2012
Para este ano de 2012, O COMAD possui como objetivos específicos a realização de várias palestras educativas em escolas municipais e setores da Comunidade de Iporá, a realização da Marcha da Paz no dia 25 de junho e continuar representando o município em outras localidades e eventos. (João Batista da Silva Oliveira)