Sobre a prestação de contas dos candidatos à Prefeitura Municipal de Iporá no ano de 2008; surgiu um comentário na cidade de Iporá que as contas do candidato às Eleições Municipais 2008 – Naçoitan Leite – haviam sido reprovadas. O Jornal OG checou junto ao Tribunal Regional Eleitoral da 53 ª Zona Eleitoral e constatou que não apenas as contas do candidato Naçoitan Leite, bem como a dos demais candidatos foram todas julgadas e aprovadas.
A prestação de contas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trata-se de uma obrigação definida pela Resolução 23.217 do TSE a ser realizada por todos os candidatos, bem como comitês financeiros durante e após a campanha eleitoral. Este procedimento é realizado por meio de programa próprio fornecido pelo (TSE) onde são lançadas todas as doações sejam elas financeiras ou estimáveis em dinheiro, bem como demais despesas de campanha.
O objetivo da prestação de contas realizada pelos candidatos e comitês financeiros consiste em coibir, identificando e punindo abusos de poder econômico que acabaria determinando a escolha dos eleitores. (João Batista da Silva Oliveira)
