Célio Galvão (foto), presidente da Coopertras (Cooperativa dos Transportadores de Alunos de Iporá) comemorou ontem, 21, juntamente com seus mais de 20 colegas cooperados, a conquista de vitória na licitação para a prestação do serviço. De acordo com o resultado da concorrência pública feita pelo Governo de Goiás (Secretaria da Educação), a Coopertras deixa de se relacionar com uma intermediária na relação com o Governo para a prestação deste serviço e sim passa a ser ela própria a concessionária para fazer o transporte de alunos em Iporá.
Até então a Coopertras prestava serviço para a Terraço, empresa que esteve ganhadora da concessão por 6 anos e que lucrava sobre os transportadores de Iporá, na condição de intermediária do negócio. Agora os donos de ônibus, micro-ônibus e vans vão ter uma margem maior de lucro, além da exclusividade da própria Coopertras em se relacionar com o Governo. A cooperativa venceu uma licitação da qual participaram 5 concorrentes. Um ponto positivo salientado por Célio Galvão, presidente da Coopertras, é que agora quem vence uma licitação é que deve fazer o serviço, não podendo fazer terceirização, na forma como antes ocorreu.
O prazo para a Coopertras estar no transporte de alunos é por 1 ano, mas o prazo é prorrogável, havendo o interesse de ambas as partes. Os preços a ser cobrados do governo serão em média de R$ 2,23 por Km em ônibus, 2,00 por Km em micro-ônibus e R$ 1,85 por Km em Van. A conquista da Coopertras ocorre em momento difícil da cooperativa. É que os transportadores de alunos estão há 4 meses sem receber pagamentos. A Secretaria de Educação está com uma dificuldade para achar uma saída legal para pagamento, uma vez que a licitação anterior prolongou-se em tempo, tornando irregular o pagamento pela via normal. Mas afirma confiante Célio Galvão, presidente da Coopertras, de que está sendo encontrada uma forma para que os transportadores recebam seus pagamentos nos próximos dias. Os transportadores afirmam que não farão mais paralização do transporte para reivindicar pagamentos.