Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Cruz Peregrina enviada pelo Papa passou por Iporá neste sábado


Assim como estava previsto pela Igreja Católica, a Cruz Peregrina, símbolo da Jornada Mundial da Juventude, passou por Iporá ontem, sába

Assim como estava previsto pela Igreja Católica, a Cruz Peregrina, símbolo da Jornada Mundial da Juventude, passou por Iporá ontem, sábado, 19. Esta veio pela GO-060, sendo recepcionada em frente ao Parque Agropecuário por dezenas de fiéis, não somente de Iporá, mas também por caravanas vindas de cidades da região (Montes Claros de Goiás, Jandaia, Amorinópolis, Diorama, Jaupaci e outras).

O Bispo Dom Carmelo, da Diocese de São Luís de Montes Belos, estava presente, juntamente com o pároco local, Padre José Roberto Reis. Assim que a Cruz Peregrina chegou, seguiu à frente de carreata pelas principais ruas de Iporá. Um trio elétrico conduzia um coral que entoava hinos católicos. A carreata teve seu desfecho na Igreja Matriz com uma missa. Em seguida, às 14 horas, a Cruz Peregrina seguiu para a cidade de Caiapônia onde cumpre outra programação religiosa. A estes eventos de passagem da Cruz Peregrina dá-se o nome de “Bote Fé”.

A Cruz Peregrina foi enviada ao mundo pelo papa Benedito XVI e está no Brasil, percorrendo roteiro de milhares de quilômetros, o qual será concluído em julho de 2013, no Rio de Janeiro, com a realização da Jornada Mundial da Juventude. (Adriana Oliveira Marques)


Chegada da Cruz Peregrina que passou antes por São Luís de Montes Belos


Equipe de jovens na recepção à Cruz Peregrina

A Cruz
A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

    A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião:

 “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).

Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.

Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora na Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

O ícone

Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.

“Hoje eu confio a vocês… o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003)

Ao observarmos Maria no Ícone carregando seu Filho, ela nos ensina como levá-lo para o mundo. Milhões de jovens nos últimos 20 anos participaram das Jornadas Mundiais da Juventude. Centenas de milhares mais participaram da graça do evento pelo seu encontro com a Cruz e o Ícone da JMJ. Esses símbolos são apresentados ao mundo de forma mais contundente pelos jovens que os levam não por alguns momentos ou horas, mas pelo exemplo de suas vidas cristãs diariamente.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

reencontro-de-estudantes-30-anos-depois
Formandos de contabilidade se reencontram em festa 31 anos depois
WhatsApp-Image-2024-11-19-at-21.23
Morre aos 65 anos o agropecuarista João de Carvalho
WhatsApp-Image-2024-11-19-at-17.21
Ação rápida de policiais militares salva vida de caminhoneiro
brasao-do-municipio
Iporá faz aniversário agora com seu brasão restaurado
45
Temporada de mangas: cuidados para evitar choque elétrico
reencontro-de-estudantes-30-anos-depois
Formandos de contabilidade se reencontram em festa 31 anos depois
WhatsApp-Image-2024-11-19-at-21.23
Morre aos 65 anos o agropecuarista João de Carvalho
WhatsApp-Image-2024-11-19-at-17.21
Ação rápida de policiais militares salva vida de caminhoneiro
brasao-do-municipio
Iporá faz aniversário agora com seu brasão restaurado
45
Temporada de mangas: cuidados para evitar choque elétrico