Este 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, será lembrado em Iporá e com mensagem a ser levada às ruas em uma caminhada pela manhã, a iniciar às 8 horas, a partir do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva.
É mais uma ação do Projeto AISI (Apoio de Inclusão Social em Iporá). A iporaense Patrícia Gomes Rodrigues tomou a iniciativa, auxiliada por Daniela Cristina Souza Marques. Patrícia é professora, com ensino superior incompleto de licenciatura em matemática. Numa demonstração de amor à causa, chamou parceiros e estão neste evento o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), instituição de apoio à educação inclusiva e mais o Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva e o Grupo de Zumba de Iporá.
A mensagem irá às ruas em faixas, cartazes e balões. De onde parte, seguirá o grupo pela Avenida Pernambuco até a Rua Esmerindo Pereira, quando desce até a Avenida 15 de Novembro, vira-se à direita e chega até a Rua Goiânia, onde sobe até o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).
O ensino para a pessoa com deficiência é um desafio. Em Iporá bons profissionais desenvolve este trabalho e precisam do apoio da comunidade. A professora Patrícia Gomes Rodrigues fala da luta da pessoa com deficiência.
Ela diz:
“Nascemos de um sonho, o sonho de dar amor, levar alegria, implantar inclusão e aceitar sem nenhuma condição. Mas, no fim, a cada visita, a cada olhar de gratidão, sorrisos satisfeitos e corações alegres, vemos que nosso sonho, era na verdade também o deles. E esse sonho precisa ser de todos, de quem está de fora, dentro, perto ou longe. O sonho da inclusão e do amor incondicional tem que fazer parte das nossas vidas, e é isso que o projeto AISI tem como objetivo viver e realizar sonhos, porém, queremos trazer à realidade. E isso depende das ações de cada um de nós, nas mínimas coisas colaboramos para com essa conquista, pratique no teu dia a dia, aceite o teu próximo acima de toda e qualquer limitação que ele possa ter, porque afinal, todo ser humano é único da sua maneira, mas somos iguais diante de Deus. Sonhe e realize com a gente!”