Honoré Daumier (1808-1879), chargista francês, será lembrado no Simpósio de História por meio da analogia do jogo de xadres que é tal qual a política.
O colegiado de História da Universidade Estadual de Goiás/UnU-Iporá prepara o VII Simpósio de História do Oeste Goiano, cujo tema no presente ano é “Imaginário, Propaganda e Poder”. Será entre 26 e 29 de setembro esse Simpósio.
O objetivo do evento é instrumentalizar o público discente com conceitos fundamentais para o estudo e pesquisa do imaginário social e sua relação com o poder. A tela novecentista “Os jogadores de Xadrez”, de Honoré Daumier (1808-1879), foi escolhida enquanto metáfora das disputas e relações de poder que perpassam a história: o imaginário é um conjunto de símbolos e representações que será sempre objeto de disputa no tabuleiro político em decorrência de seu papel de legitimador do poder.
O esteio das reflexões de BronislawBaczko parte da premissa de que é imprescindível ao poder o uso e manipulação do imaginário para se sustentar. As disputas pelo poder são também disputas pelo imaginário, pela possibilidade de recriá-lo e manipulá-lo feito peças de xadrez em favor dos inúmeros interesses. Tudo isso é assunto do Simpósio de História que acontece no final de setembro. As inscrições para o evento estão abertas.
Honoré Daumier (1808-1879), chargista francês, será lembrado no Simpósio de História por meio da analogia do jogo de xadres que é tal qual a política