Na tarde desta terça-feira, 5, diretores do Sicredi Cerrado visitaram o Projeto Pão & Solidariedade, que consiste na implantação de um sistema de panificação dentro da comunidade terapêutica de recuperação de dependentes químicos Desafio Jovem, em Iporá.
A obra, feita por meio de doações financeiras, tem no Sicredi Cerrado, um destes parceiros. A cooperativa de Iporá fez uma doação de três mil reais, valor financeiro que se somou ao montante de cento e três mil reais que custeiam o Projeto Pão & Solidariedade.
Conduzidos pelo gerente da cooperativa local, Evandro Oliveira, os diretores conheceram a obra de 64 metros quadrados, que já está quase pronta e onde serão alojados forno e demais equipamentos para fabricação de pães, roscas, bolos e demais produtos de confeitaria em geral.
No Desafio Jovem os diretores do Sicredi Cerrado foram recebidos por Milvan Anacleto (diretor da comunidade terapêutica) e Valdeci Marques, que é da Maçonaria (Loja Paz e Trabalho) e que coordena o projeto. Aos da entidade de recuperação de dependentes químicos e à Maçonaria, os diretores do Sicredi manifestaram elogios, afirmando que é uma satisfação para esta instituição financeira ser parceira em projeto de muita participação popular e que a panificadora será de grande alcance para o melhor funcionamento e auto sustentabilidade financeira desta entidade filantrópica. Com palavras elogiosas durante a visita, manifestaram o senhor Zeir Ascari, presidente do Sicredi Cerrado; Marcelo Rodrigues Ribeiro, vice-presidente; Edson Pedro Schneider, Diretor Executivo; Valdiney Prins Pereira, Diretor de Operações e Walter Venâncio Guimarães, conselheiro. Estava presente também a Luciana Gomes, Gerente de negócios na cooperativa de Iporá.
Pela Maçonaria, Valdeci Marques, coordenador do Projeto Pão & Solidariedade, agradeceu ao Sicredi pela doação. Milvan Anacleto, diretor do Desafio Jovem, explicou aos visitantes sobre a estratégia de recuperação de dependentes químicos, os quais, durante o período de tratamento, além da vivência religiosa, também se ocupam em atividades profissionais e o breve funcionamento da panificadora implantada com doações da comunidade vai cumprir papel importante neste sentido.
Mais sobre o Projeto Pão & Solidariedade
Uma entidade que acolhe dependentes químicos por busca pela recuperação destes pode ser muito melhor se tiver internamente algo como uma estrutura de fabricação de pães, o que vai significar quatro metas em uma só ação: ocupação para eles, aprendizado de uma profissão, provimento de alimentos para a entidades e comercialização destes produtos, como forma de obtenção de renda. Levando em conta tudo isso, a Maçonaria, através da Loja Paz e Trabalho nº 86, apoia o Desafio Jovem de Iporá em campanha pública por implantação da fábrica de pães dentro daquela entidade.
A campanha é de busca de doações para este projeto orçado em cerca de 100 mil reais. Com esse valor será possível dentro da entidade a fabricação de pães, roscas, bolos e demais itens de confeitaria. Inclui neste valor a adaptação de um cômodo e a compra de equipamentos. O valor financeiro é para edificação do cômodo e compra de forno e demais equipamentos de panificação.
A campanha teve início a partir deste dia 23 de março de 2021 com conta bancária que foi aberta especialmente para captar doações financeiras em qualquer valor e com o objetivo de se chegar a este objetivo de implantação do projeto. A conta bancária é no Sicredi, agência de Iporá e que é instituição bancária que se apresentou como parceira nessa missão. Os recursos financeiros obtidos já são suficientes para a concretização do Projeto.