Amarildo vence disputa interna. Arthurzinho renuncia. Veja matéria completa aqui no Oeste Goiano.
O clima esquentou no Sindicato Rural de Iporá/Diorama. Em uma reunião de ontem à noite, 10, ficou selado definitivamente o desentendimento entre o novo presidente, Amarildo Martins, e o ex, Arthur Barros Filho, o Arthurzinho. A divergência deles tem a ver com a situação financeira do Sindicato.
“As dívidas do Sindicato são enormes para a entidade, mais de 100 mil reais”, afirmou Amarildo Martins Mariano para a reportagem do Oeste Goiano. Ele conta que fará uma auditoria para apurar com todos os detalhes o montante das pendências financeiras da entidade. Mas ele arrisca dizer que esta dívida ultrapassa 100 mil reais. Deste valor, 44 mil reais de dívida é para o vice-presidente do Sindicato, José Carlos Ferreira.
O ato de exigir uma auditoria nas contas do Sindicato foi a causa do desentendimento entre presidente e vice. Conta Amarildo que Arthurzinho não quer auditoria em contas. Na reunião desta segunda-feira disse que não queria falar de assuntos financeiros e sim sobre quais realmente vão administrar a entidade. Arthurzinho exigiu que teria que ser presidente, ele ou Amarildo. A reunião da diretoria na noite desta segunda-feira foi tensa. Eram 15 diretores presentes. Diante das posições divergentes entre presidente e vice, decidiram que não haveria como trabalhar juntos, numa mesma equipe e então foi feita uma votação para se saber quem seria excluído do grupo: se Amarildo, de um lado, ou se Arthurzinho e José Carlos, de outro. “Abri mão da minha condição de presidente para mais uma vez ser avaliado pelos colegas de Direroria”, lembrou Amarildo. Ele recorda ainda que, quando da formação da chapa, ele só indicou dois nomes (Rinaldo e Aristeu), os quais acabaram ficando em suplências. Enquanto isso, Arthurzinho indicou todos os demais membros. O presidente afirma que sua satisfação foi de perceber que, mesmo aqueles que foram indicados por Arthurzinho, votaram nele outra vez.
Feita a votação secreta entre os 15 presentes, Amarildo teve a seu favor 9 votos. Arthurzinho, 6, totalizando 60% dos votantes. Com isso, Arthurzinho apresentou uma carta de renúncia. José Carlos ainda não apresentou sua renúncia, mas Amarildo diz que está afastado. José Carlos insiste em querer receber a dívida que tem para com o Sindicato Rural. Para recompor a diretoria o presidente fará uma Assembléia nos próximos 15 dias para escolha de novos nomes para a vice-presidência e para outros que certamente vão renunciar também. Aristeu já foi empossado como tesoureiro no lugar de José Carlos.
Ganhei duas vezes eleição no Sindicato, diz Amarildo
Ao vencer a eleição interna na noite de segunda-feira, Amarildo diz que foi pela segunda vez que conseguiu isso e, por ter o apoio da maioria dos diretores, fica no cargo. Ele narra que na reunião, antes da votação, relatou aos presentes sobre os desmandos financeiros do Sindicato Rural e alertou de que, quem quisesse ficar do lado de um trabalho transparente, que votasse nele. Prevaleceu a maioria por esse jeito de trabalhar e assim será, a partir de agora, no Sindicato, afirma Amarildo.
Amarildo não pretende pagar dívidas do Sindicato que não tenham diretamente algo a ver com o funcionamento da entidade. Os pormenores destas dívidas estão sendo levantados para mostrar aos sindicalizados. Amarildo relata que encontrou no Sindicato Rural situações contábeis que não estão bem explicadas. Diz que até hoje ainda recebeu o inventário patrimonial da entidade.
Arthur não quer comentar
A reportagem telefonou para Arthurzinho. Ao telefone, nos atendeu educadamente. Mas disse que não pretende comentar essas divergências com Amarildo Martins. “Pelo menos, por enquanto, não quero falar nada”, disse. O espaço fica aberto a ele para quando quiser manifestar.
![](http://www.oestegoiano.com.br/previous/images/fotos20/amarildo-martins-mariano-b.jpg)
Amarildo: venceu disputa interna e fica como presidente