Este mês de julho é todo de preparativos dentro do Parque Agropecuário Arthur da Costa Barros. A diretoria do Sindicato Rural de Iporá Diorama e Israelândia está com uma equipe dentro do parque, a qual cuida de todo o ambiente da festa a ter início em 23 de julho.
Uma das novidades neste ano de 2016 é o engenho de cana de açúcar que está sendo instalado no local. O que o Sindicato pretende, nesta edição da festa, é fazer com que sejam resgatadas tradições de nosso povo. A fabricação de açúcar e de rapadura por meio de engenho foi uma prática de nosso passado. No entanto, a geração atual não conhece esse tipo de atividade. Dentro do Parque haverá um engenho em funcionamento, movido a bois, e produzindo rapaduras, moça branca, melado, puxa e garapa para distribuição gratuita aos visitantes do evento. Quem está coordenando o funcionamento do engenho são os membros da Comunidade da Jacuba. O SR está oferecendo a eles o apoio necessário.
Dentro deste segmento de resgate das tradições, a 31ª. Exposição Agropecuária terá também a apresentação do trabalho de fiandeiras. Será em stand exclusivo para esse fim e estará a cargo da comunidade do Bugre. Com fiandeiras e tear haverá a oportunidade da nova geração conhecer a forma como, outrora, se fabricavam tecidos.
Fabricantes de farinha e bordadeiras da comunidade do Cruzeirinho também estarão em exibição no evento, mostrando estas atividades. Estarão em stand para visitação. Bordados estarão sendo vendidos e com renda para aquela comunidade.
Um refeitório com fogão caipira será outra atração da Exposição Agropecuária. O local será de comida no estilo antigo, com uso de panelas de ferro e toda culinária do passado. O Sindicato Rural conseguiu parceiros que estão doando vacas, porcos, carneiros e aves para este refeitório, o qual doará comida aos trabalhadores do Parque, expositores e convidados.
Obras e limpeza
Para que haja o êxito do evento o ambiente de festa está sendo totalmente preparado. Inicialmente, foi construída a pavimentação do estacionamento. Em seguida, meio-fios foram feitos para proteção da área pavimentada. Dentro do Parque, foi feito o serviço de tapa-buracos em suas vias.
O Sindicato Rural investiu cerca de 140 mil reais na obra do sanitário feminino, e que conta inclusive com ar condicionado o que fez este ambiente ficar excelente. Era uma reivindicação de mais de 20 anos.
Continuam obras dentro do Parque Agropecuário de pintura e de limpeza. Até dia 23 de julho, data de início do evento, o ambiente de festa estará impecável. A intenção da Diretoria do Sindicato é criar todas as condições para que o visitante tenha uma boa impressão a respeito do local da festa e de sua programação.