Uma enquete feita pelo Oeste Goiano, quando ouviu internautas, deixa claro que mais da metade da população aprecia a Festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora, realizada em Iporá, todos os anos, no mês de maio.
São 56% que disseram na enquete que gostam da festa tanto no aspecto religioso quanto comercial e de lazer. A festa é dissociada em dois aspectos bem diferentes e sem conexão jurídica entre estes. No lado religioso, a gestão é da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. No lado comercial e de lazer é a Prefeitura que administra, sem nenhuma participação da Igreja Católica.
Embora tenham surgido juntos, os dois lados se dissociaram, com Paróquia e Prefeitura em ações distintas, mas com ambas enquadradas dentro da tradição de mais de 7 décadas. Enquanto a maioria afirma que desfruta da festa em todos os sentidos, 23% confessaram que só apreciam o lado comercial. Apenas 8% afirmaram na enquete que deve-se extinguir esse lado comercial da Festa de Maio. Dentre estes, constam muitos comerciantes da cidade que se sentem-se prejudicados com a evasão de divisas nesta ocasião do ano.
O resultado completo da enquete é o seguinte:
O que é que você acha da Festa de Maio?
0.00% – Só aproveito o lado religioso
23.02% – Só aproveito o lado comercial
56.35% – Gosto e aproveito de tudo desta festa
11.90% – Não gosto de nada nessa Festa de Maio
8.73% – Deve-se extinguir o lado comercial e de lazer da Festa