50 anos de Movimento de Cursílio!!! Isso está sendo festejado em todo Brasil. Também em Iporá há sinais de festejo quanto ao momento histórico.
50 anos de Movimento de Cursílio!!! Isso está sendo festejado em todo Brasil. Também em Iporá há sinais de festejo quanto ao momento histórico.
Os Decolores de Iporá fincaram um monumento na chegada da cidade alusivo a data. Quem chega de Goiânia vê logo que adentra o perímetro urbano, no Jardim Monte Alto, na Avenida Pará, na ilha desta via, o belo monumento.
É costumeiro ver as entidades filantrópicas deixando seus sinais nas entradas da cidade. O Rotary Clube de Iporá está planejando também fincar seu marco. Quanto ao Movimento de Cursílio de Cristandade em Iporá (MCC) deixa inscrito em seu marco de Iporá: QUE TODOS JUNTOS NOS ENCONTRAREMOS UNIDOS NA MESMA FÉ, um versículo de efésios 4, 12-13.
Em Iporá o Cursílio de Cristandade funciona há muitos anos. Sempre contou com muitos casais católicos no exercício da fé e da caridade. O Movimento de Cursilhos ou “a obra dos Cursilhos”, como se dizia, teve seu início no singular contexto social, econômico, político e religioso da Espanha nas décadas de 1930-1940. Coube a iniciativa à Juventude da Ação Católica Espanhola (JACE) da Diocese de Palma de Maiorca (Ilha de Maiorca, Espanha), encorajada por seus assistentes eclesiásticos e por seu Bispo, D. Juan Hervás.
Participando de peregrinações promovidas pela JACE a destacados Santuários nacionais e, especialmente da preparação e realização da grande Peregrinação levando 80.000 jovens a Santiago de Compostela, em agosto de 1948, intuíram eles a “obra dos Cursilhos”. Aqueles “cursillos” ou pequenos cursos preparatórios à peregrinação, ministrados a milhares de jovens por toda a Espanha, durante vários anos, poderiam continuar a ser desenvolvidos, agora com outro direcionamento. Marcado por essa sua origem “peregrinante”, o MCC guarda, ainda hoje, algumas expressões típicas, como por exemplo, “Ultreya” (ir mais adiante, caminhar mais além com entusiasmo) e “Guia do Peregrino” (pequeno livro de orações). Num processode “inculturação” do Movimento, no Brasil adotaram-se os termos “assembléia mensal” em lugar de “ultréia” e “Peregrinando Com Cristo” que vem substituir o antigo“Guia do Peregrino”.