Duílio nomeou Mahumud Sara como assessor jurídico da Câmara Municipal de Iporá. Donizete Souz
Duílio Siqueira (foto), novo presidente da Câmara de Iporá, falou com a reportagem do Oeste Goiano sobre seu início de gestão, a frente do Legislativo. Ele diz que o desafio deste início é adequar a receita mensal de 132 mil reais com gastos que a Câmara passa a ter com 4 vereadores a mais.
Duílio Siqueira (foto), novo presidente da Câmara de Iporá, falou com a reportagem do Oeste Goiano sobre seu início de gestão, a frente do Legislativo. Ele diz que o desafio deste início é adequar a receita mensal de 132 mil reais com gastos que a Câmara passa a ter com 4 vereadores a mais.
Vamos à entrevista:
OESTE GOIANO – Na questão financeira como encontrou a Câmara?
DUÍLIO SIQUEIRA – Com saldo zero e contas a pagar da gestão anterior no valor aproximado de 22 mil (luz, telefones, água, INSS, Ipasi e outras). Uma reforma quase concluída internamente (falta toda instalação elétrica e conclusão de 4 gabinetes) e 40 latas de tintas para a parte externa que requer ainda mais materiais e mão de obra para conclusão.
OESTE GOIANO – Quais são os desafios de início de gestão?
DUÍLIO SIQUEIRA –A Câmara de vereadores é um órgão público, porém funciona como um empresa e tem que ser gerido como tal. A diferença é que não tem fins lucrativos e tem um limite de verba para administrá-la, e o grande desafio do gestor (administrador) começa por aí, além de zelar pela boa imagem da casa, proporcionando uma administração séria, honesta, transparente, organizada e participativa, pois o verdadeiro patrão é o povo que vem demostrando cada vez mais interesse e conhecimento de causa, aumentando assim e muito a responsabilidade do gestor e de todos os vereadores e servidores que fazem parte desta Casa de Leis. Temos hoje um número maior de vereadores do que na gestão passada e estamos com a mesma receita do ano passado.
OESTE GOIANO – Quais são essas despesas?
DUÍLIO SIQUEIRA – Os quatro vereadores a mais significam outros quatro assessores a mais, mais despesa de folha de pagamento, consumo em geral (luz, água, telefone, INSS, Ipasi, etc..), a gestão anterior construiu os quatro gabinetes, somente o espaço físico, restando ainda todo o mobiliário (computadores, mesas, cadeiras, frigobar, ar, instalação elétrica e outros),e são necessidades imediatas, pois todos os vereadores e seus assessores já estão em plena atividade. É por isso que dizemos que temos que fazer os ajustes. A Câmara tem uma despesa de no mínimo 30 mil reais a mais por mês nesta nova legislatura. Portanto, a palavra de ordem é enxugamento (economia).
OESTE GOIANO – E a questão de salário dos vereadores? Ficou mantido o aumento para R$ 6.016,00?
DUÍLIO SIQUEIRA – Sim. A lei que foi votada na legislatura anterior está vigorando, lembrando que foi uma adequação exigida pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios); este valor acima citado é o valor bruto (base), pois o valor líquido, com todos os descontos, (IRRF, INSS e Ipasi) deve ficar em mais ou menos quatro mil e oitocentos reais, o que significa que o aumento não será tão absurdo como disseram todos, principalmente a imprensa geral.
OESTE GOIANO – Como está formada sua equipe de auxiliares e prestadores de serviços?
DUÍLIO SIQUEIRA – de acordo com a proposta de economizar, estamos tentando manter a casa com o efetivo, lembrando que todos os comissionados foram demitidos pela gestão passada ainda no mês de novembro. Então estamos tentando “tocar o barco” com o que temos, exigindo um pouco mais dos servidores, pois todos entenderam e conhecem a realidade da casa. Temos a servidora efetiva Vanda como Diretora da Câmara; Valtenes no Recursos Humanos e Joyce no Controle Interno, também efetivos, totalizando um numero de dez funcionários efetivos; para a Assessoria Jurídica convidamos o Dr. Mahmud Sara e na contabilidade, a empresa representada por Donizete Souza e Cláudio da Costa Araújo, além dos assessores de gabinetes que já foram nominados e divulgado por este site.
OESTE GOIANO – Há previsão de sessões extras, antes do término do recesso dos trabalhos legislativos?
DUÍLIO SIQUEIRA – Ainda não, mas em conversa com o prefeito Danilo Gleic, ficou evidente que é possível que ainda no mês de janeiro a Câmara deverá ser acionada para tal fim, e já sinalizamos que todos os vereadores estão à disposição e preparados a colaborar com a nova administração.
Duílio Siqueira, novo presidente da Câmara; Mahmud Sara, novo assessor jurídico e Donizete Souza que ficou na contabilidade, juntamente com Claudio da Costa Araújo