Com a honrosa condição de já ter sido por uma vez campeão em Rio Verde, a equipe da Queima do Alho de Iporá, coordenada por Dolorita Neta, vai voltar à esta cidade do sudoeste goiano para mais uma disputa. Será neste sábado, dia primeiro, no final de semana que antecede a Exposição Agropecuária de Rio Verde.
O que se verifica em Rio Verde é uma grande disputa entre competentes cozinheiros. A equipe de Iporá viaja confiante para Rio Verde, tendo 30 pessoas. Mas os cozinheiros são Divino Peixoto, Júlio César Peixoto e Sávio Gomes.
Todo o dia de sábado, das 8 às 17 horas, é de disputa, no Parque Agropecuário de Rio Verde. Os competidores farão comida para 200 pessoas (17 comitivas). Uma comissão julgadora decide sobre os ganhadores de troféus. Uma ajuda de custa é destinada aos competidores.
A disputa visa despertar o talento na cozinha de comida de tropeiro: arroz carreiteiro, feijão gordo, paçoca de carne de sol e uma carne livre.
Dolorita Rodrigues explica que desde já são preparadas as carnes (fotos), com ervas que acrescentam um algo mais no sabor. Portanto, as atividades de cozinha iniciam desde bem antes.