
As madeiras perdem espaço nas obras. Pudera! É hora de preservar em pé as florestas que ainda existem. E as estruturas metálicas ganham terreno, no lugar de madeiras que eram usadas para suporte em coberturas. “Esta é uma forma ecologicamente correta e tendência mundial”, afirma Edmilton Lima, empresário em Iporá do ramo, sócio-proprietário da empresa Limetal, a pioneira desse segmento na região.

As madeiras perdem espaço nas obras. Pudera! É hora de preservar em pé as florestas que ainda existem. E as estruturas metálicas ganham terreno, no lugar de madeiras que eram usadas para suporte em coberturas. “Esta é uma forma ecologicamente correta e tendência mundial”, afirma Edmilton Lima, empresário em Iporá do ramo, sócio-proprietário da empresa Limetal, a pioneira desse segmento na região.
A Limetal tem contribuído na disseminação desta forma ecologicamente correta. Já são inúmeras as grandes estruturas metálicas na cidade. Mesmo edificações menores, já aderem ao uso da estrutura metálica, ao invés de madeira, afirma Edmilton Lima. A construção em alvenaria, com o uso de pedras, tijolos ou blocos para formar estruturas, paredes e muros, é um dos métodos de construção mais antigos e comuns da engenharia civil. A modernidade e, consequentemente, a evolução tecnológica revelou várias formas e materiais para uso racional e até ecologicamente correto. Um dos hábitos que está ganhando espaço nas obras é o uso do aço nas bases estruturais da construção. A Limetal fabrica e monta estruturas de metal leve, que podem ser usadas nas construções de casas, pequenos prédios e fachadas. As estruturas metais, de acordo com Edmilton, atendem as necessidades de sustentabilidade, cada vez maiores na construção civil contemporânea.
Histórico da empresa
A Limetal Estruturas Metálicas é uma empresa de pequeno porte, familiar que iniciou suas atividades no ano de 1954 com o nome de Ferraria e Serralheria Rio Verde, atuando no ramo metalúrgico.
Instalada na Avenida Goiás, nº 603 no centro de Iporá, tinha como proprietário o senhor Lindolfo Machado, cidadão vindo de Rio Verde – GO. No ano de 1961 o senhor Ernestino Lima foi contratado como ferreiro auxiliar, mostrando interesse pela profissão e tendo facilidade em assimilar bem suas funções, logo foi promovido a ferreiro oficial e em pouco tempo já era gerente de produção.
No ano de 1979, a empresa foi vendida para Ângelo Gusmão, também oriundo da cidade de Rio Verde, a empresa mudou de endereço, indo para a Avenida Pará, nº 996 também no centro de Iporá. O senhor Ernestino continuou sendo o gerente de produção e auxiliava nos orçamentos. O senhor Ângelo Gusmão tinha pouca experiência administrativa, o que gerou dificuldades na gestão e assim a empresa foi colocada à venda no ano de 1984. O senhor Ernestino pediu preferência na compra e acordado o preço e o prazo para pagamento a transação foi concretizada e a administração da empresa passou para a família Lima.
No ano de 1987, a Serralheria Rio Verde passou a se chamar Limetal Estruturas Metálicas Ltda e mudou novamente de endereço, sendo transferida para o local onde está até hoje (Avenida Pará, nº 2.495 no Jardim Monte Alto), a área era mais adequada para a indústria, com mais espaço e estrutura para um possível crescimento.
Alguns anos depois, o senhor Ernestino passou a administração da empresa para os filhos: Edmilton, Emilton e Nilton, ficando apenas como colaborador.
A Limetal atualmente é administrada por dois sócios, Edmilton José de Lima como administrador geral e Nilton José de Lima como gerente de produção. A empresa possui uma equipe de colaboradores com vasta experiência no ramo, já que para ser um serralheiro há necessidade de atuar profissionalmente no setor por no mínimo três anos. A equipe é formada por doze colaboradores ligados diretamente à produção, mais alguns diaristas (ou temporários) que auxiliam no processo de produção e quatro na administração; todos trabalham com objetivos comuns: o de fornecer aos clientes produtos que satisfaçam suas necessidades, tanto de segurança como de qualidade.
A empresa adota como estratégia: a fabricação de produtos diferenciados, com matéria-prima (aço e acessórios) criteriosamente selecionada, dando especial atenção ao acabamento final, a fim de atender aos consumidores mais exigentes.
A Limetal atende todas as cidades da região e alguns consumidores de outros estados, como: São Paulo, Mato Grosso, Pará e Brasília.