
Estudantes de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Antenor Padilha, de Ivolândia, foram mobilizados na quinta-feira, dia 18, para participarem de palestra sobre “Uso de Agrotóxicos e seus riscos”. Reunidos no Laboratório de Informática Educativa – LIE, os alunos aprofundaram conhecimentos acerca do surgimento dos agrotóxicos, sua aplicabilidade, venenos mais perigosos e quais danos provocam à saúde humana.
O palestrante foi o biólogo Elias Centofante, Mestre em Ecologia e Conservação, coordenador do Programa de Educação Ambiental da Pequena Central Hidrelétrica Santo Antônio do Caiapó, usina em construção entre Ivolândia, Arenópolis e Palestina de Goiás. O trabalho foi promovido em parceria com o Grupo Gestor da unidade escolar, que prontamente mobilizou os estudantes para que a palestra acontecesse.
Parte significativa do alunado provém de famílias de agricultores, daí a importância de abordar a temática relacionada aos agrotóxicos. Alguns projetos que a escola desenvolve são voltados ao meio ambiente, como reflorestamento, desenvolvimento sustentável e preservação de nascentes.
O Colégio Estadual Antenor Padilha é referência em Educação, sendo instituição finalista (em 2008) do Prêmio Gestão Escolar, classificando-se como a melhor escola do estado de Goiás e ficando entre as seis melhores do Brasil. Na última edição do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -, a escola alcançou a nota 6,1 para as séries iniciais do Ensino Fundamental e 4,4 para as finais, superando as metas para 2011.
Elizabeth Barbosa Araujo – GO 00758 JP
Iporá, 22/08/11