Geraldo Rodrigues da Silva, filho da região, é o exemplo que o EJA (Ensino de Jovens e Adultos) pode transformar a vida de alguém em qualquer idade. Ele só foi alfabetizado aos 17 anos, mas a partir de então, fez carreira ascendente e se tornou delegado, estando prestes a consumar aprovação em concurso para Juiz de Direito.
Ele é um ex-aluno do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Dom Bosco e agora irá voltar em Iporá para ministrar uma palestra na escola e na unidade prisional do município. Essas palestras serão amanhã, 4 de outubro. O convite é aberto para a comunidade que deseja conhecer a história de superação do egresso que está se tornando Juiz de Direito, em São Paulo.
Geraldo Rodrigues da Silva, ao ser alfabetizado aos 17 anos, foi transformando sua vida, com aprovações em concursos públicos. Em 1998, Geraldo foi aprovado em um concurso de soldado da PMGO. No ano de 2001, ele concluiu o ensino médio no EJA. 2007 ficou marcado pela aprovação no curso de formação de Cabo da PMGO.
No ano seguinte, em 2008, ele graduou em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas de Anicuns. Em 2009, ele foi aprovado no exame da OAB-GO.
E não parou por aí. Em 2012, ele foi aprovado no concurso de Delegado da Polícia do Espírito Santo. No ano de 2015, concluiu a Pós-graduação em direito penal e processual penal. Atualmente, ele passou na primeira fase do concurso de Juiz de Direito em São Paulo.
As 19h, do dia 04 de outubro, no CEJA Dom Bosco, os alunos e a comunidade em geral poderão ouvir o Delegado de Polícia Geraldo Rodrigues da Silva. Antes, ele falará restritamente, aos reeducandos, no presídio de Iporá, às 8 da manhã.