Neste sábado, 18, integrantes da Família Ferreira efetuou o plantio das primeiras mudas de Seringueira na Fazenda Jacaré, região de Iporá.
Neste sábado, 18, integrantes da Família Ferreira efetuou o plantio das primeiras mudas de Seringueira na Fazenda Jacaré, região de Iporá.
Da esquerda para Direita: Sr. Barolomeu, Sr. Joaquim; Arnon; Arlei; Arnon Filho; Amanda; Vereador Duílio e Júlio
Como as mudas já começaram a brotar, o plantio iniciou no sábado, 18, e continua durante esta semana. Isto porque para efetuar o plantio a muda deve estar com o broto já desenvolvido. E isto não se consegue de uma só vez, mas gradualmente.
Estiveram presentes 3 gerações da família Ferreira, dentre eles, Sr. Bartolomeu Ferreira e Joaquim Ferreira; Arnon Ferreira e Arlei Ferreira e, Arnon Ferreira Filho e Amanda Silva Ferreira. Estiveram presentes ainda, o 2º secretario da Associação de Heveicultores de Iporá e Região (AHIR), o vereador Duílio Alves Siqueira e as Engenheiras Florestais Kênia de Sousa e Luana Coelho. O Vereador Duílio que é um defensor do projeto pretende em breve começar o plantio da seringueira.
Segundo Arnon Ferreira, o Pay back do investimento ocorre entre o 5º e o 6º ano. Com o consórcio, que é o plantio de outras culturas entre as árvores, o retorno ocorre a partir do 4º ano.
Para a Família Ferreira foi um momento de grande emoção. Em sua fala o Sr. Joaquim relembrou a época em que seus pais vieram para a região da Fazenda Jacaré. Isto há 70 anos atrás e como pioneiros começaram a produzir leite. Na época, não havia comercialização do leite tal como se pratica nos dias de hoje e todo leite era processado e transformado em creme que, posteriormente era transportado de carro de boi para o povoado que hoje se chama Iporá.
O Sr Joaquim Ferreira faz uma analogia com a produção de leite e de látex, uma vez que se tornam pioneiros na produção do látex na região de Iporá. Sendo que está previsto o plantio de novas mudas em propriedades de integrantes desta família.
O Plantio da Seringueira
Etapas do plantio
A muda da árvore permanece em local úmido. No local de plantio é feito a dessecagem da pastagem. Posteriormente com ajuda de um trator são feitas as covas. A cova é adubada e a muda é colocada na cova. E por fim, impermeabilizada com um condicionador de solo absorvente de água que visa garantir a umidade do solo. (João Batista da Silva Oliveira)