Após a campanha de arrecadação e a demorada distribuição que durou alguns dias, o Grupo “ PenseNovo – Iporá ‘’ faz balanço do trabalho de véspera do Natal, com uma ação que superou a meta dos anos anteriores. Foram entregues mais de 200 cestas básicas e muitas roupas e brinquedos.
A avaliação dos jovens é que esta terceira edição do Natal Solidário foi um grande sucesso! Eles contam que esta ação os leva a uma reflexão sobre um outro lado da vida, no qual a solidariedade é importante. Mães desses jovens já deram depoimento de que esse trabalho filantrópico os fazem ser melhores até mesmo no lar, junto aos familiares.
O grupo que se denomina “Pense Novo – Iporá” chamou a atenção para a terceira edição do Natal Solidário, que obteve doações da comunidade para a distribuição de benefícios para as famílias de baixa renda da cidade. Isso foi feito nas véspera do Natal, no dia 22.
Além de cestas, roupas e brinquedos também foram distribuídos. O trabalho desse grupo de jovens durou quase um mês de arrecadação de alimentos. Desde primeiro de dezembro o projeto foi lançado, com início de funcionamento da sede das ações, na Avenida Pará em frente a Marlive autos. Nesse local famílias se dirigiram para fazer cadastro. Foi usada também, como critério de escolha de beneficiados, uma lista do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). A equipe avaliou cada cadastrado para chegar aos que mais tinham necessidade.
A campanha de arrecadação desse ano contou com um aulão de dança de participação das professoras Helen (zumba), Mirelle (ritmos) e Gisele Rosa (jump), onde os que se divertiram dançando e fizeram doações. Em seguida, o grupo de jovens Pense Novo fez um ‘arrastão’ do bem, no qual percorreram a cidade, de casa em casa, pedindo doações.
Por fim, na véspera do Natal, em 22 de dezembro, os jovens se dividiram em equipe e foram aos setores da cidade, na entrega das doações, conforme a escolha feita.
O projeto iniciou no ano de 2015, quando um grupo de amigos reuniu com o intuito de realizar um natal digno a as famílias carentes da comunidade.
No ano de 2016 o projeto tomou uma proporção muito grande, quando muitos jovens de diferentes religiões e classes sociais aderiu a campanha.