Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

História da AD: Surgimento de entidades de ações sociais pelo próximo

Em mais um capítulo do livro QUANDO SAMAMBAIA PEGOU FOGO, seu ator Moizeis Alexandre Gomis mostra o surgimento de ações organizadas que, em forma de entidades, vão servir ao próximo. É a Igreja na prática concreta. Vamos à leitura:

CAPÍTULO 11

PERFIL ATUAL
DA ASSEMBLEIA DE DEUS DE IPORÁ.

Conta as bênçãos, dize quantas são;
Recebidas das divinas mãos;
Vem dizê-las, todas duma vez,
E verás, surpreso, o quanto Deus já fez!
(Harpa Cristã: Hino 564 – Eliza Rivers Smart).

O campo de jurisdição eclesiástica da Igreja Evngelica Assembléia de Deus de Iporá, além do próprio município, abrange ainda os municípios goianos vizinhos de Ivolândia, Moiporá, Israelândia, Jaupaci, Diorama, Montes Claros de Goiás e Amorinópolis. Tem ainda as congregações de Floriano e Canto do Buriti, no Estado do Piauí, fruto de trabalho missionário. Conta atualmente (2011) com mais de 40 congregações filiadas. Seu quadro de obreiros está constituído de 23 pastores, 82 evangelistas, 15 missionárias, 185 presbíteros, 223 diáconos, 124 diaconisas e centenas de auxiliares.

Mantém duas instituições beneficentes: o Lar Bom Samaritano que abriga trinta internos, de ambos os sexos, incluindo idosos e deficientes e a Casa das Viúvas, um imóvel com pequenos apartamentos, onde várias idosas vivem assistidas pela igreja, através da CIBEI – Confederação das Irmãs Beneficentes Evangélicas de Iporá, que presta ainda assistência social a dezenas de famílias carentes, com cestas básicas, medicamentos e outros benefícios materiais. A Casa das Viúvas foi idealizada pelas irmãs Nilda Ribeiro e Maria Rufino Santana. Tendo adquirido o terreno através de doação do prefeito Pedro Gonçalves Filho (Diquinho), com a mediação de João Santana (João Pitito), esposo da irmã Maria Rufino Santana. Elas, com o apoio do pastor presidente, Geraldo Gonçalves da Silva Cardoso e a ajuda da igreja local e das congregações do Campo, construíram um barracão com cinco moradias, de dois cômodos cada. A obra foi realizada com grande sacrifício, enfrentando escassez de recursos e por meio de mutirões, sendo inaugurada em 03 de setembro de 1972, hoje ampliada e com outros obras de melhoramentos.

Há também o Projeto Nossa Casa, idealizado pelo pastor Ataul Alves Rosa, com meta de construção de cem casas, com recursos da igreja para famílias sem teto. Dez casas estão prontas e ocupadas e mais três já em fase de acabamento. Cada imóvel é de boa qualidade, com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. São de propriedade da igreja e cedidas aos inquilinos por contrato de locação, sem prazo definido, e quando eles conseguem melhorar de vida e adquirirem a casa própria, são ocupadas por outras famílias.

Além da educação religiosa, através da Escola Bíblica Dominical e de seminários eventuais e cursos temporários, a igreja oferece educação teológica pela modalidade a distância, através do Seminário Paulo Leivas Macalão, do Núcleo 133 da Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus (EETAD) de Campinas-SP, desde 1982, e da Extensão da Faculdade Teológica das Assembleias de Deus (FATAD) de Brasília-DF. Oferece também educação secular, através da Escola Estadual Evangélica Betel (EEEB) em nível de Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, atualmente com cera de 800 alunos matriculados. A escola, desde sua fundação, há 16 anos, já foi dirigida por Terezinha Rodrigues de Sousa, Levi Barbosa da Silva, Maura Alves Silva Bueno, Cleuza Gonçalves Gomes e, a partir de 2009, tem em sua direção Cilmar de Oliveira Nunes. Todas essas pessoas são membros da Assembléia de Deus. Isto porque a EEEB é uma instituição educacional pública em regime de comodato com a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Iporá, que faz a concessão do prédio para o funcionamento do educandário, enquanto o Estado arca com a manutenção da estrutura física, do quadro docente, gestor e de funcionários. Em razão desta parceria, por cláusulas contratuais, cabe ao pastor presidente da igreja – representante da comodante e que preside também o Instituto Oásis, órgão gestor da escola – que a direção da EEEB seja ocupada por pessoa indicada por ele e que a instituição tenha uma orientação pedagógica, administrativa e funcional pautada em uma filosofia cristã evangélica.

 

Quanto à obra de evangelização, a igreja sustenta treze casais de missionários e filhos, que trabalham na fundação de igrejas. Por ocasião da primeira Conferência Missionária da Assembleia de Deus de Iporá, em 14 de julho de 2011, treze desses missionários estiveram presentes, alguns com suas esposas: Pb. Valdemar Machado da Costa, de Morro de Engenho, município de Montes Claro de Goiás-GO; Pr. Dourival Marques Pereira – Floriano-PI; Ev. Ricardo Mota – Canto do Buriti-PI; Pr. Marailton Moreira Pontes – Castelo do Piauí-PI; Ev. Reinaldo Nascimento Sousa – São Miguel do Tapuio-PI; Pr. Roberto Carlo – Nazaré-PI; Pr. Adão Teixeira da Casta – Capitão de Campos – PI; Dc. Josielton da Silva Vaz – Elesbão Veloso-PI; Pb. José Arnaldo Ferreira da Silva – Juazeiro-PI; Pr. Moisés Ferreira de Carvalho-MA; Pr. José Valdir Farias de Sousa – São João da Fronteira-CE; Pb. Edimar – Barbária-CE; e Pr. Francisco José Campelim Alves – Juazeiro do Norte-CE.
Aos domingos, de manhã, há a Escola Bíblica Dominical e culto à noite. No decorrer da semana há os cultos noturnos: na terça-feira, de estudo bíblico; na quinta-feira, evangelístico; e na sexta-feira, de oração. Nas quartas-feiras às 14 horas, celebra-se a já tradicional Tarde da Vitória, culto de campanha e evangelístico, dirigido pelo pastor Elione desde o seu início, no ano 2000, voltado para evangelização e libertação espiritual. No decorrer da semana, além dos cultos regulares, há ainda os trabalhos de grupos familiares que promovem reuniões evangelísticas nos lares. Anualmente são realizados eventos festivos nas congregações e, na catedral, os congressos da USADI, dos jovens e dos adolescentes. A igreja sede mantém três programas diários de rádio, de uma hora de duração cada, além de outros mantidos pelas congregações, totalizando mais de vinte horas semanais de programações evangélicas, voltadas para a evangelização e informações de utilidades públicas.


Durante os dias 15, 16 e 17 de julho de 2011, o pastor Ataul Alves Rosa e a Igreja Assembleia de Deus de Iporá, hospedaram a Convenção Estadual das Assembleias de Deus, em Assembleia Geral Extraordinária, na Catedral, situada no Bairro Mato Grosso. No evento, que teve como tema o “CENTENÁRIO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL”, foram debatias questões relativas aos interesses eclesiásticos e planejamento de novas ações administrativas e pastorais, pautado no seguinte temário:
• Envolvimento da Igreja no combate às drogas;
• Criança como prioridade na ação da Igreja;
• Ação da Igreja no combate à fome e à miséria;
• Missões, nossa tarefa contínua;
• Aprovação de nomes ao cargo de Pastor, Evangelista, Missionário e Missionária;
• Outros assuntos pertinentes à denominação.
O Pastor Dr. Oídes José do Carmo, presidente da Convenção Estadual, CONEMAD-GO, presidiu os trabalhos. O Bispo Manuel Ferreira, presidente da Convenção Nacional dos Ministros das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira, CONAMAD, previsto para estar no evento, foi impossibilitado, em razão de problema de saúde. O conclave convencional reuniu cerca de três mil ministros em Iporá, vindos de várias cidades do Estado de Goiás e de outros Estados da federação, incluindo pastores, evangelistas, missionários e missionárias. Assim, dezenove anos depois da última Convenção realizada na cidade, Iporá voltou a sediar este evento eclesiástico estadual. Na ocasião vários obreiros e obreiras foram indicados para a ordenação em momentos posteriores, segundo orientação da Mesa Diretora da CONEMAD-GO. Um fato de relevante destaque ocorrido durante o evento foi a ordenação pastoral da esposa do pastor Ataul, Dagma Aparecida dos Santos Alves, primeira mulher da Assembleia Deus de Iporá a ser ordenada pastora .
No aspecto sócio-cultural e político, a Igreja Assembléia de Deus de Iporá se apresenta em situação avantajada em comparação com as primeiras décadas de sua existência: de um segmento religioso minoritário e perseguido, desfruta atualmente de alto prestígio e respeito por parte da sociedade e das autoridades civis, políticas, judiciárias, militares e eclesiásticas da cidade, sendo fator decisivo em eleições tanto para prefeito, vereadores e deputados. Na legislatura atual está representada, respectivamente, pelos deputados estadual e federal Luis do Carmo e João Campos. Posição essa que não foi alcançada por benesses de políticos ou governantes, sem militância política, mas resultante do exercício pleno da fé cristã em perfeita consonância com a prática da cidadania consciente e engajada.
Já na primeira eleição para prefeito e vereadores, realizada em 1949, a Assembléia de Deus de Iporá elegeu um de seus membros como vereador, Itamar da Silva Melo, que exerceu ainda outras legislaturas. Em 1956, outro membro da igreja, Valdomiro Raimundo de Sousa (hoje pastor jubilado) também foi eleito vereador. Durante o período da Ditadura Militar de 1964 a 1985, apoiou, de modo informal, a oposição representada pelo MDB, sigla que acomodou os antigos partidos de oposição aos governos nacional, estaduais e municipais da situação. Postura corajosa e de arriscadas consequências políticas, pois a situação dominante do país, comandada pelo Regime Militar de 64, representada partidariamente pela a ARENA, era de cerceamento e repressão aos que fizessem oposição aberta ao governo. Assim, mesmo nos tensos “anos de chumbo” da Ditadura, a Assembléia de Deus de Iporá não se alienou da ação política. Ao contrário, teve até obreiros que sofreram repressão, como o pastor Amador Carlos, dirigente da congregação de Montes Claro de Goiás, caluniosamente acusado de ser comunista, por desenvolver trabalhos sociais voltados para os pobres e defender interesses populares. (Santos, Um Pioneiro da Fé, 2008, p. 52 e 53). Em 1979, elegeu a vereador, pelo MDB, um de seus membros, Newton Caetano de Melo (atualmente pastor em Goiânia). Na década de 1980, já na abertura do regime ditatorial, a igreja elegeu outro membro, o vereador Adoir José Fernandes, pelo PMDB (antigo MDB) e na década de 1990, foi a vez de Silas Diniz, pelo PDC.
Na legislatura de 2001 a 2004, já em pleno regime democrático, dois membros da Assembleia de Deus, Laudissom Ribeiro da Fonsceca e Auelione (Elione) Alves da Silva foram eleitos vereadores pelo PP e PMDB, respectivamente. E no mandato de prefeito de 2005 a 2008, do PMDB, a igreja esteve representada no legislativo pelos evangelistas Divino Leandro e Roberto Cunha, (PPS), e pelo então pastor Auelione Alves da Silva, como vice-prefeito, atualmente (2011) representando a igreja como o vereador mais votado da cidade, juntamente com o reeleito Divino Leandro.
Membros da Assembléia de Deus hoje estão presentes em diversos cargos da administração pública municipal, estadual e federal em Iporá, nas áreas da Educação, Saúde, Segurança Pública e outras instâncias do poder. Há um grande número de policiais militares praças e oficiais, lotados no 12º BPM de Iporá, que são membros atuantes da Assembléia de Deus, como o coronel Job, recém-transferido para o Comando Regional da PM de Aparecida de Goiás; o capitão da Reserva, Nilson Caetano Rosa, que comandou a Banda de Música do 12º BPM por vários anos, capitão Sinvaldo Francisco Costa, sargento e pastor Roberto Joaquim da Cruz, regente da banda de música da igreja, só para citar alguns nomes.
Outro fator que demonstra a posição de prestígio e influência da Assembléia de Deus de Iporá e de cidades vizinhas é o nível cultural de seus membros, com grande parte deles sendo acadêmicos universitários e outros já portadores de formação superior em diversas áreas de graduação e pós-graduação. Enfim, a cidade progrediu e com ela elevou-se também o nível intelectual da igreja em geral, o que demanda, de suas lideranças e dos que cooperam nas atividades eclesiásticas, além da imprescindível graça e sabedoria de Deus, um preparo mais especializado, tanto teológico quanto acadêmico. Isto tem ocorrido em razão da existência, na cidade, de uma Unidade Universitária da Universidade Estadual de Goiás (UEG) há mais de quinze anos, do Instituto Federal (IF) com cursos técnicos e tecnológicos, faculdades particulares como a Faculdade de Iporá (FAI) e núcleos de extensão da UNOPAR, UNIGRAN e FATAD. Compõem o rol de membros da igreja advogados, odontólogos, farmacêuticos, médicos, professores da Educação Básica e Superior, contabilistas, comerciantes, fazendeiros, mestres-de-obras, pedreiros, serventes, trabalhadoras domésticas, comerciários, enfermeiras, estudantes de todos os níveis e outras categorias profissionais. Contudo, não é uma igreja elitizada. Pelo contrário, o universo heterogêneo de seus membros, forma um protótipo, em síntese, da sociedade iporaense, onde estão presentes pessoas de todas as classes sociais e níveis culturais, vivendo harmoniosamente na fraternidade cristã, sem preconceitos ou discriminações de quaisquer naturezas, cooperando juntas na obra de Deus.
Mudanças culturais essas, as vezes, incompreendidas pelos membros que fazem parte da velha geração ou dos que esposam convicções tradicionais, levando-os a fazer julgamentos infundados que apontam para um suposto estado de decadência espiritual da igreja ou a criar resistência às mudanças necessárias, implantadas pelo pastor presidente e o Conselho Ministerial. Mudanças naturalmente exigidas pela dinâmica do tempo, em decorrência da evolução cultural e mutação dos costumes. Mas que, por outro lado, as vezes, tem extrapolado os limites aceitáveis da contemporaneização, descambando para o terreno da secularização ou mundanismo, trazendo inovações e desvios dos padrões cristãos bíblicos para o ceio da igreja, particularmente por uma parcela da juventude que cultiva a fé evangélica por tradição familiar ou adesão, sem ter experimentado verdadeira conversão e a espiritualidade da genuína vida cristã e do conhecimento de Deus, através do “novo nascimento”, criando, naturalmente, dificuldades e desafios para as lideranças da igreja. Dificuldade essas, as vezes, agravadas por alguns obreiros novos, com formação bíblica e teológica deficientes, que não só apóiam e incentivam os modismos e inovações profanos, como ainda deixam transparecer uma postura presunçosa como se fossem senhores da verdade, desprezando ensinamentos evangélicos ortodoxos que não condizem com as crenças de sua pobre exegese bíblica.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-05-16-at-09.51
Será inaugurada sábado imagem de Nossa Senhora Auxiliadora
WhatsApp-Image-2024-05-16-at-09.25
Está desaparecido cachorro TICO da raça pit bull
orlando-dos-anjos
Orlando dos Anjos: meio século em farmácia e lidando com medicamentos
WhatsApp-Image-2024-05-16-at-06.41
MP requer vistoria sobre condições do trânsito em Iporá
WhatsApp-Image-2024-05-13-at-22.27
Doações ao RS no âmbito de escola tal como ato educativo
WhatsApp-Image-2024-05-16-at-09.51
Será inaugurada sábado imagem de Nossa Senhora Auxiliadora
WhatsApp-Image-2024-05-16-at-09.25
Está desaparecido cachorro TICO da raça pit bull
orlando-dos-anjos
Orlando dos Anjos: meio século em farmácia e lidando com medicamentos
WhatsApp-Image-2024-05-16-at-06.41
MP requer vistoria sobre condições do trânsito em Iporá
WhatsApp-Image-2024-05-13-at-22.27
Doações ao RS no âmbito de escola tal como ato educativo