
Chegou aos 48 de emancipação política ontem, 23 de outubro, a cidade de Montes Claros de Goiás. Falar de Montes Claros é mais do que pensar em uma cidade. É lembrar de seu vasto município de 2.899,176 km2., com grandes rios e com os povoados de Aparecida do Rio Claro (Careca), Lucilândia, Ponte Alta e Registro do Araguaia.
Montes Claros é dos municípios da região com maiores perspectivas de desenvolvimento. Este bom desempenho da economia brasileira pode permitir a Montes Claros de Goiás o caminho do progresso pois o grande município tem muitas potencialidades a serem desenvolvidas.
O plantio de soja já chegou ao município. Uma loja da Comigo, inaugurada recentemente, já contribui com o meio agropecuário. Uma usina de álcool está em construção. Para esta indústria o plantio de cana já é realidade, sendo que a primeira safra, como a indústria ainda não está pronta, está tendo que ser levada para Montividiu.
O melhor ainda está por vir. Será a extração e industrialização do níquel, mineral do qual o solo da região entre Iporá e Santa Fé de Goiás é rico. Por estar no meio da área de níquel, Montes Claros deverá sediar uma futura indústria. Isso teria início em meados de 2009. Em razão da crise internacional esse projeto de mineração que é da Votorantim foi adiado. Um dia será realidade!
Com pecuária forte, usina de álcool e mineração, Montes Claros de Goiás será um eldorado! Essa é a cidade aniversariante deste 23 de outubro! Parabéns, Montesclarenses!
Dados sobre a cidade
Prefeito: José Vilmar Maciel
Vice-prefeito: Darlou Peres
Vice-prefeito: Darlou Peres
Vereadores:
ADELSON CASSIMIRO DOS SANTOS
DEUSIMAR REZENDE BORGES
DEUSIMAR REZENDE BORGES
ELEUZES NUNES DE SILVA
EPITÁCIO SILVA PERES
FLÁVIA REJANE MACHADO
JOSÉ ÉDIO GOMES
MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA
ODANTES MARTINS DE OLIVEIRA
VALDECI APARECIDO GOMES DA NEIVA 1119
Dados do IBGE
População 2010 7.987
Área da unidade territorial (Km²) 2.899,176
Densidade demográfica (hab/Km²) 2,75
Código do Município 521370
Histórico
A fazenda “Salobinha”, de Enemias Lino de Oliveira, no Município de Goiás. Foi a origem da sede municipal, cuja formação iniciou-se em 1956, em área doada para edificação do povoado.
Efetivada a doação pelo proprietário da fazenda, dividiu-se a área em lotes iguais, vendidos a preços acessíveis, o que concorreu para o rápido povoamento da localidade.
Os primeiros habitantes, além do doador, foram Lázaro Dias e Joaquim Benício, considerada a tríade fundadora da povoação, que recebeu o nome de Salobinha, da fazenda que lhe deu origem.
Em 30 de janeiro de 1958, o povoado foi elevado a distrito, pela Lei Municipal nº 244, com área de terras do Distrito de Diorama e pertencente ao Município de Goiás.
Sendo que neste mesmo mes, passou a pertencer ao Município de Diorama.
Com expressivo ritmo de progresso, mormente no setor agropecuário, o Distrito de Salobinha obteve sua autonomia municipal, através da Lei Estadual nº 4.717, de 23 de outubro de 1963, instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1964, com o novo topônimo de Montes Claros de Goiás, denominação atribuída à existência de pequenas elevações, montes, existentes nas proximidade da zona urbana, e do Rio Claro, a 15 km da sede municipal.
Gentílico: montesclarense
Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Salobinha, ex-povoado, pela lei municipal nº 244, de 30/01/1958, subordinado ao município de Goiás.
Pela lei estadual nº 2.390, de 17/12/1958, o distrito de Salobinha deixa de pertencer ao município de Goiás para ser anexado ao novo município de Diorama.
Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o distrito de Salobinha figura no município de Diorama.
Elevado à categoria de município com a denominação de Montes Claros de Goiás, pela lei estadual nº 4.717, de 23/10/1963, desmembrado de Diorama. Sede no atual distrito Montes Claros de Goiás, ex-Salobinha. Constituído de 2 distritos: Montes Claros de Goiás e Registro do Araguaia, ambos desmembrados de Diorama. Instalado 01/01/1964.
Em divisão territorial datada de 31/12/1963, o município é constituído de 2 distritos: Montes Claros de Goiás e Registro do Araguaia.
Pela lei estadual nº 8.088, de 14/05/1976 é criado o distrito de Aparecida do Rio Claro e anexado ao município de Montes Claros de Goiás.
Pela lei estadual nº 7.472, de 02/12/1971 é criado o distrito de Lucilândia e anexado ao município de Montes Claros de Goiás.
Em divisão territorial datada de 01/01/1979, o município é constituído de 4 distritos: Montes Claros de Goiás, Aparecida do Rio Claro, Lucilândia e Registro do Araguaia.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica:
Salobinha para Montes Claros de Goiás alterado, pela pei estadual nº 4.717, de 23/10/1963.
Fonte: IBGE