Uma reunião recente, na sede da Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de Iporá e Região (Comafir) serviu para um estreitamento de relação entre este segmento produtivo e o Câmpus de Iporá do IF Goiano. De um lado a Comafir tem seus trabalhadores rurais ávidos por mais conhecimentos para aumentar a produtividade e, de outro, uma instituição federal, com uso do Programa Nacional de Cursos Técnicos (Pronatec), o qual oferece gratuitamente aquilo que a cooperativa almeja.
De uma primeira reunião participaram, pelo IF Goiano, o professor Kennedy Araújo (coordenador do Pronatec) e professor José Geraldo, coordenador de extensão desta escola e, da parte da Comafir, participaram Adão Manoel Nascimento, presidente desta cooperativa. O vereador Valdeci Lima (PT) também participou da reunião, bem como Carla Costa, zootecnista e técnica da Comafir, além de Lorrainy Gomes, secretária da cooperativa.
O professor Kennedy Araújo mostrou para a Comafir a importância de cursos que podem qualificar o homem do campo em diversas atividades. O professor afirma que o convite do IF Goiano para participação nestes cursos tem sido extensivos para várias outras entidades. Adão Nascimento, presidente da Comafir, mostrou-se entusiasmado em mobilizar seus cooperados para que haja um bom aproveitamento dos cursos do Pronatec. Além da gratuidade dos cursos, ainda é previsto a concessão para o aluno de um incentivo em forma de bolsa, vinda do Governo Federal. Outras reuniões acontecerão para preparativos para os cursos do Pronatec, inclusive, com definição para início destes.