As duas paróquias católicas de Iporá, a partir de hoje, quinta-feira, 9, estão com transmissões de atividades religiosas da semana santa.
Desde que se iniciou a quarentena que resguarda as pessoas em prevenção quanto a infecção pelo vírus Covid-19, as igrejas em geral, de todos os credos, estão adotando o uso das redes sociais para levar ao vivo suas mensagens aos fiéis.
Ao chegar a Semana Santa, ocasião importante para a Igreja Católica, quando celebra a Paixão de Cristo e encerra a Campanha da Fraternidade, as duas paróquias da cidade de Iporá (Nossa Senhora Auxiliadora/Centro e Paulo VI/Jardim Arco Iris) intensificaram os eventos em programação, ao mesmo tempo em que divulgam os canais de transmissão e horários das atividades.
Dentro das igrejas permanecem apenas as pessoas que participam das missas (celebrante, coral com duas pessoas e alguns outros). Com o padre Pablo Henrique, da Paróquia Paulo VI, com quem a reportagem conversou, ele disse isso é feito com câmera e celular, de forma simples, sendo colhidos imagens e sons. No caso do Facebook, colhe-se áudio direto da mesa de som, o que dá mais qualidade.
Ele afirma que estas transmissões, embora tecnicamente simples, possuem boa qualidade e bom alcance. Chegou a falar para a reportagem de evento transmitido que chegou a ser assistido por 1.500 mil internautas. Mas o padre Pablo reconhece que essa mensagem religiosa on line fica restrita em parte, por exemplo, para as pessoas mais idosas, que geralmente não acessam redes sociais.