É comum sentir em alguns locais de Iporá o mau cheiro vindo de bocas de lobo, dessas perfurações onde a água cai nas galerias pluvias. A Prefeitura iniciou uma ação para desentupir quatro trechos de galerias pluviais.
Ação de desentupimento na Avenida 15 de Novembro, esquina com Rua Goiânia
É comum sentir em alguns locais de Iporá o mau cheiro vindo de bocas de lobo, dessas perfurações onde a água cai nas galerias pluvias. A Prefeitura iniciou uma ação para desentupir quatro trechos de galerias pluviais.
São eles:
– Avenida 15 de Novembro com a Rua Goiânia
– Rua Lázaro Vieira esquina com a Avenida Rio Claro
– Avenida 15 de novembro com a Rua Lázaro Vieira
– Rua Inhumas esquina com a Avenida Goiás
Esses são locais onde o pedestre sente o mal cheiro vindo das bocas de lobo. Explica Divino Gerônimo, Secretário de Obras, que esse mal cheiro se dá por causa do entupimento do local e o acúmulo que ali se verifica de lixo irregularmente jogado nas galerias pluviais. “São atitudes de pessoas que, para se livrar de algum tipo de lixo doméstico e até de brita e areia, jogam na galeria pluvial que é um local feito somente para água”, diz o Secretário. E ele diz mais: “enquanto as pessoas cometerem este ato irregular haverá mal cheiro exalado das bocas de lobo”.
Ele diz que a fiscalização da Prefeitura está orientada para notificar as pessoas que, ao invés de usar fossa ou rede de esgoto, fazem o uso irregular da galeria pluvial. Como alguns moradores jogam qualquer tipo de lixo na rede de galeria pluvial, esta entope. E para desentupir é preciso um penoso trabalho de identificar a exatidão do local de entupimento e fazer a escavação, solução do problema e nova pavimentação do local. Acaba se tornando uma pequena obra de recuperação de trecho da rede.
Um a um os quatro locais onde há entupimento serão trabalhados. O segundo deles, ora em execução, é na esquina da Avenida 15 de Novembro com a Rua Goiânia. O primeiro foi na Rua Inhumas, esquina com Avenida Goiás.