“Elpídio de Sousa Santos, pensador político em Iporá – 1944-1961” é o livro que iniciamos sua publicação no dia hoje, aqui neste site. A cada segunda-feira será publicado um capítulo. Iniciamos pelos agradecimentos e apresentação.
“Elpídio de Sousa Santos, pensador político em Iporá – 1944-1961” é o livro que iniciamos sua publicação no dia hoje, aqui neste site. A cada segunda-feira será publicado um capítulo. Iniciamos pelos agradecimentos e apresentação.
A Obra é de Ubirajara Galli e que foi patrocinada por Jaldo de Souza Santos, com incentivo de Elpídio Júnior e Davi de Souza Santos.
Agradecimento
Entendemos que, para a composição de um livro não basta só a boa vontade dos autores, mas também um conjunto de fatos e ações que levam à formatação da obra. O assunto parte de uma idéia, que resulta em uma pesquisa detalhada e ampla, onde são coletadas informações documentais e relatos verbais de pessoas que farão parte do texto, dentro de um contexto da história.
Findo o texto, diagramação e a arte da capa, temos o conteúdo pronto para tornar-se um livro, que para tanto deve ser levado a um processo final e fundamental: a impressão.
Portanto, para a realização do sonho de termos um livro com um breve relato de parte da vida do nosso pai, Elpídio de Souza Santos, elaborado pelo escritor Ubirajara Galli, contamos com o incentivo, apoio e o verdadeiro altruísmo de Jaldo de Souza Santos, que viabilizou os meios necessários e suficientes para a publicação desta obra.
O eterno agradecimento a Jaldo de Souza Santos, da esposa, filhos, netos, nora e genros de Elpídio de Souza Santos, que foi para Jaldo um irmão amigo e padrinho.
Nosso abraço ao tio Jaldo, que sempre esteve presente em nossas vidas.
Elpídio de Sousa Santos Júnior e David Álvaro Medeiros dos Santos
Apresentação
Este livro retrata a história de um homem que teve uma atuação de grande importância não só no âmbito familiar e profissional, mas também na política iporaense, razão que faz jus o título desta obra.
Através de relatos proferidos pelo próprio Elpídio, quando ainda vivo, detalhados por familiares e amigos, e notadamente por informações obtidas em registros documentais, observamos uma sequência de fatos importantes e relevantes que nos levam a incentivar a leitura desta obra, a fim de cultivar, ainda mais, o amor pela história do município de Iporá e, consequentemente, de homens, que, como Elpídio de Souza Santos, deixou sua marca registrada no referido município.
Iniciando pelo nascimento e desenvolvimento de Elpídio, nos é apresentado o contexto familiar em que se encontrava, destacando-se os fundamentos na prática cristã. Como o trabalho chegou muito cedo para ele, tornou-se, ainda jovem, escafandrista nas atividades de garimpo, ao mesmo tempo dedicado aos estudos em busca do conhecimento, destacando- se por onde passava, surgindo aí suas habilidades de estrategista para a política.
Através desta obra, você leitor, conhecerá a relação existente entre a vida de Israel Amorim e Elpídio, fato que levou Elpídio a ingressar definitivamente na política de Iporá, onde vivenciou momentos de lutas e dificuldades. Importantes conquistas são narradas em grandes detalhes, tudo por amor a uma cidade que cativou o seu coração, a ponto de ele considerar-se um legítimo iporaense.
Mesmo sem remuneração salarial, Elpídio participou, ativamente, da política, ressaltando que, como o vereador mais votado, esteve presente na primeira sessão quando foi oficialmente instalada a Câmara Municipal de Iporá, em 16 de abril de 1949, assumindo a Vice-Presidência da Casa, para em legislatura posterior exercer a sua Presidência.
Enfim, Elpídio de Souza Santos, homem de idéias inovadoras e defensoras da causa do povo, trouxe grandes contribuições para a política iporaense. Com satisfação e apreço, indicamos este livro, de leitura atraente e fácil compreensão para a imersão em uma importante peça da história de Iporá.
Sumário
Homenagem da Câmara Municipal de Iporá a Elpídio de Souza Santos……………………………………………………………………………….. 11
Os passos de Elpídio de Souza Santos …………………………………….. 15
O caminho………………………………………………………………………… 17
O pequeno grande homem…………………………………………………… 19
Crescimento intelectual……………………………………………………….. 23
O Autodidata …………………………………………………………………….. 27
O reencontro com a família………………………………………………….. 31
Destino Goiás ……………………………………………………………………. 33
O novo casamento………………………………………………………………. 37
A política…………………………………………………………………………… 43
A revanche esperada que não aconteceu………………………………….. 47
Adversários, sim! Inimigos, não! ……………………………………………. 55
A fazenda ………………………………………………………………………….. 69
Fase de Goiânia ………………………………………………………………….. 77
Epílogo……………………………………………………………………………… 85