Ontem, terça-feira, 26, a equipe da Vigilância Sanitária, vinda de Goiânia, inspecionou as instalações da Nefrocenter, a Clínica de Hemodiálise de Iporá. Esta reportagem teve contato com membros da equipe. Ouvimos deles que tudo está correto e que poderá funcionar. O laudo sai na próxima semana, disse a esta reportagem um dos membros da equipe de Vigilância Sanitária.
A demora para funcionamento da Nefrocenter, a Clínica de Hemodiálise, está chegando ao fim. Está sendo providenciado o credenciamento ao SUS para atendimento aos pacientes da hemodiálise.
O casal Wanderlan Ribeiro e Lucimar Ribeiro, proprietários da Nefrocenter, estão em Iporá cuidando dos detalhes para funcionamento. Estiveram com o prefeito Danilo Gleic Alves dos Santos, encarregado de contribuir com a agilidade de documentação junto ao Governo de Goiás.
No dia 7 de março os proprietários da Nefrocenter reuniram-se com a Chefe da Regional de Saúde Oeste I, Célia Barros. O órgão está oferecendo um veículo para transporte de pacientes de hemodiálise. Célia informou ao casal de proprietários sobre o número de pacientes. São 22 em Iporá. Na região, uma área de 16 municípios, totalizam 57. Esses pacientes fazem hemodiálise 3 vezes por semana. Isso hoje é feito em Goiânia, em cansativas viagens.
Wanderlan Ribeiro, proprietário, é um ex-renal crônico. Foi transplantado. Antes disso, por mais de dois anos, fez hemodiálise. Ele relata que a vida de um paciente de hemodiálise não é fácil. Seu investimento em uma clínica é um gesto de solidariedade e gratidão a Deus por ter conseguido um transplante. A mãe doou a ele um rim. Hoje tem uma vida normal.
Clique para ampliar imagens da Clínica
{gallery}nefrocenter{/gallery}