O clima de posse e a transmissão de cargo foram dois momentos que em nada lembraram a rivalidade da eleição municipal deste ano em Iporá. A cordialidade entre as partes foi o que marcou esse primeiro de janeiro. José Antônio da Silva Sobrinho (PMDB) deixou o cargo de prefeito dirigindo palavras afáveis ao empossado Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB), novo administrador, o qual retribuiu com elogios ao seu antecessor.
Antecessor e sucessor trocaram elogios e afagos
O clima de posse e a transmissão de cargo foram dois momentos que em nada lembraram a rivalidade da eleição municipal deste ano em Iporá. A cordialidade entre as partes foi o que marcou esse primeiro de janeiro. José Antônio da Silva Sobrinho (PMDB) deixou o cargo de prefeito dirigindo palavras afáveis ao empossado Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB), novo administrador, o qual retribuiu com elogios ao seu antecessor.
O primeiro momento foi a posse propriamente dita, no Templo da Igreja Assembleia de Deus do Bairro Mato Grosso, solenidade presidida por Paulo Alves de Oliveira, o vereador eleito mais votado na eleição de 7 de outubro. A presença de público foi significativa. Consistiu o ato previsto em lei em execução dos hinos (Nacional e do Município) pela Banda da Polícia Militar, entrega dos diplomas e declaração de bens de cada um dos eleitos. Em seguida, foi feito o juramento.
Tomaram posse:
Prefeito: Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB)
Vice-prefeito: Adeilton José Ferreira (DEM)
Vereadores:
Paulo Alves (PT)
Wênio, Pirulito Mecanico ( PSB)
Eder Manuel (PTB)
Adriano Coutinho (PMDB)
Aurelio Fábio do Transporte Escolar (PTB)
Elione Alves da Silva (PMDB)
Gumercindo Fio (PPS)
Duilio Siqueira (PSDB)
Cleudes Alves (PMN)
Valdomiro de Paula (PT)
Suelio Gomes (PR)
Francisco de Paula Rodrigues, Chico Paulo (PSDB)
Rodrigo Marques (PPS)
Os oradores da manhã foram Francisco de Paula Rodrigues, o Chico Paulo, que falou em nome da bancada de situação. Valdomiro de Paula falou em nome do grupo de oposição e discursaram também Adeilton Ferreira (vice-prefeito eleito) e Danilo Gleic (prefeito eleito).
Chico Paulo, dentre outros assuntos, destacou em sua fala o desejo de um Legislativo independente. Valdomiro de Paula disse que espera da próxima gestão que a atuação seja pela legalidade, com impessoalidade e com busca da eficiência dos serviços públicos. Adeilton Ferreira, o vice-prefeito eleito, voltou a afirmar que quer ser um vice colaborador, mas sem fazer ingerências em tarefas que são próprias do titular.
O que conta é o “nós”, afirmou Danilo Gleic
Em seu discurso de posse o prefeito eleito, Danilo Gleic, enfatizou, dentre outras questões, que a gestão que ora se inicia está sendo preparada para que funcione como algo compartilhado, onde o “eu” não prevalece sobre o “nós”. Danilo garante que as ações são de todo um grupo para a execução de algo que ele intitula como “Projeto 45”.
Transição pacífica e plena de informações
Entre o prefeito que deixou o cargo e o empossado, as falas, já no saguão da Prefeitura, foram repetitivas em salientar a forma democrática e civilizada com que foi feita, desde dias atrás, a transição administrativa. Nada faltou de prévias informações aos que assumiram. José Antônio e Danilo Gleic trocaram gentilezas e elogios. Também na Prefeitura, era grande o número de pessoas que lotaram o prédio. José Antônio repassou os números financeiros que a gestão deixa. (Estamos preparando reportagem sobre esse assunto)
Prefeito Danilo Gleic no instante do juramento, ao lado de Paulo Alves (vereador empossado) e Adeilton Ferreira (vice empossado)
Chico Paulo, ao falar em nome da bancada de situação
A fala de Valdomiro de Paula foi em nome da oposição
Grande público dentro da Igreja Assembleia de Deus prestigiou a posse
Publico lotou corredores da Prefeitura
Empossados já dentro do gabinete do Executivo
COMENTÁRIO
Nome: Moizeis Alexandre Gomis
Estive na posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito, de Iporá, nesta manhã do primeiro dia de 2013, na catedral da Ass. de Deus.
Parabéns a Paulo Rodrigues pela competência como conduziu a cerimônia e aos que discursaram representando o Legislativo.
Quero parabenizar também ao recém-empossado prefeito Danilo, faço voto de que seja bem sucedido em sua administração, e que Naçoitan contribua com o melhor que puder, mas que fique apenas na sombra, pois se começar a “passar o carro na frente dos bois”, isso ficará mal visto para ele e para o prefeito Danilo, o que não tenho dúvida que ele não será inconveniente, pois é inteligente e não vai desgastar sua reputação política de homem de 70% dos votos dos iporaenses, prejudicando seu futuro político, quando se sentará de fato na cadeira da Prefeitura de Iporá ou na Ass. Legislativa de Goiás, etc.
Em tempo: Sugiro que o prefeito Danilo Gleic se disponha sempre de um ou uma secretária que domine bem o Português, a fim de corrigir seus discursos antes de serem lidos ao público, pois o de hoje teve vários erros gramaticais e vícios de linguagem inadmissíveis em uma cerimônia daquela natureza, o que seriam compreensíveis e em um discurso improvisado. Alguns exemplos só para lembrar: cidadões, o correto é cidadãos; uso repetitivo e fora de sentido no contexto da expressão “no qual”.