Estão sendo muitas e diárias as reclamações quanto aos sinais de telefonia celular em Iporá.
Várias pessoas sugeriram para o Oeste Goiano uma reportagem sobre o assunto, na qual se pudesse entender, mediante explicação técnica o que está ocorrendo, além da cobrança por melhoria desse serviço.
A reportagem do Oeste Goiano procurou um técnico em telefonia celular residente na cidade, conhecedor da estrutura que existe para cada uma das quatro operadoras transmitirem seus sinais: Vivo, Oi, Tim e Claro.
O técnico admitiu relatar os fatos, mas com pedido para que não fosse identificado. Assim sendo, revelou-nos que, de fato, o sinal de celular em Iporá perdeu muito de sua qualidade. Ele explica que isso tem a ver com a venda da parte móvel da OI para a empresa TIM.
O técnico explica que desde 2005 a Vivo usa em Iporá link emprestado da OI e, com isso, os sinais de ambas eram idênticos, tanto em alcance, quanto em qualidade.
Com a venda da parte móvel da OI para a TIM, a os links de torre que abrigam sua antena teve que abrigar mais duas transmissões de sinal: da própria Oi e mais a Vivo, sobrecarregando aquela infraestrutura tecnológica. Em Iporá a TIM está com um sua capacidade técnica sobrecarregada.
O técnico explica que a TIM em outras partes do Brasil costuma fazer investimentos e ter boa infraestrutura para a sua telefonia celular, mas em Iporá nunca foi das melhores e, agora, a situação se agravou, sem que se perceba da parte desta empresa, iniciativa em investimento para melhoria.
O técnico explica que em todas as cidades é comum essa parceria entre as operadoras pelas quais elas se revezam em ceder antenas. Em uma cidade uma acomoda a antena da outra para que em outro município possa retribuir o que lhe foi feito. Dessa forma surge um improviso de infraestrutura.
Segundo o técnico, quem está em melhor condição para servir os usuários em Iporá é a Claro, com torre exclusiva. Essa torre da Claro é alta, nas proximidades do Corpo de Bombeiros no Jardim Urânio. A torre da TIM é nas proximidades do Cemitério São João Batista. Vivo e Oi possuem torres antigas nas proximidades da Caixa Dágua da Saneago, no Setor Aeroporto Sul.
Cabe aos usuários reclamarem nos órgãos públicos competentes para atuação em cobrança por melhoria dos serviços.