Padre Wiro, médico Márcio José Gago e o pioneiro José Pitomba foram iporaenses que agora são homenageados com nomes destes nas obras que foram inauguradas na manhã deste 19 de novembro, data em que a cidade de Iporá chegou ao 64º aniversário de emancipação política.
IMAGENS DAS INAUGURAÇÕES
CLIQUE PARA AMPLIAR
{gallery}upa{/gallery}
Na creche do Conjunto Águas Claras foi dado o nome de Núcleo Infantil José Pitomba. A homenagem é para um pioneiro da cidade e que residiu naquela área urbana. Segundo afirmam, chegou a doar terreno para permitir o desenvolvimento da cidade de Iporá. Descendentes do homenageado estiveram presentes na inauguração.
Na grande creche do Bairro Mato Grosso, localizada ao lado do anel rodoviário, foi dado o nome de Padre Wiro Van Vliet, o holandês que viveu desde a década de 60 até 2009, ano de sua morte, em Iporá, com muitas ações em prol da comunidade. Católicos estiveram presentes para agradecer a homenagem concedida ao líder religioso.
À Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi dado o nome do médico Márcio José Gago de Oliveira que faleceu a pouco tempo e durante muitos anos prestou serviços à saúde pública, consistindo em exemplar profissional, inclusive, como secretário de saúde. A família do homenageado esteve presente em sinal de agradecimento pela homenagem.
Obras com recursos federais e municipais
O prefeito José Antônio da Silva Sobrinho, no uso da fala, durante a peregrinação pelas três obras inauguradas destacou a origem dos recursos aplicados. A creche entregue no Conjunto Àguas Claras passou por uma grande ampliação totalmente com recursos do município. Foram gastos 259 mil reais.
A Creche Pró-Infância foi com recursos federais e municipais. Da União veio cerca de 1 milhão e 400 mil reais. Do Município foram cerca de 400 mil reais em obras complementares, pois não seria possível funcionar somente com o projeto inicial. Além da parte financeira, o Município cedeu o terreno.
Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) foi o mesmo procedimento de mistura de recursos federais e municipais. Da União veio 1 milhão e 300 mil reais e ainda falta chegar 250 mil reais para equipar a unidade. A Prefeitura teve que também fazer no prédio da UPA as obras complementares, as quais dispenderam recursos próprios.
Muitos prestigiaram as inaugurações
A peregrinação de inauguração das 3 obras, na manhã deste 19 de novembro, começou pelo Conjunto Águas Claras, com a creche entregue. Em seguida, houve a inauguração da Creche Pró-Infancia e, no final da manhã a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nesta última foi destacado que ainda não funcionará. Falta o equipamento que será adquirido com repasse ainda a ser feito. Mas o serviço de emergência do Hospital Municipal será, nos próximos dias, transferido para o local.
A creche do Conjunto Águas Claras passou por uma ampliação que a transformou em praticamente outra. Ela mais do que dobrou o seu espaço. Quanto a Creche do Pro-Infância é uma das maiores obras públicas já inauguradas em Iporá. Logo na próxima segunda-feira serão transferidas para lá as 30 crianças da Creche Chapeuzinho Vermelho. No novo local será possível receber agora 195 crianças. O grande prédio tem 23 salas, incluindo as que são para aulas e as da parte de laboratório e administrativas.
As solenidades de inaugurações contaram com a presença de prefeito José Antônio, vice-prefeito Lindomar Lopes e vereadores Elione Alves, Adriano Coutinho, Eurides Laurindo e Valdeci Lima. Estavam presentes secretários municipais e demais auxiliares, lideranças da comunidade e populares. O prefeito José Antônio ressaltou que foi uma forma de inaugurações sem festa e com o objetivo de não haver gastos financeiros.