Vindos de 20 cidades dos estados de Goiás e Mato Grosso, Iporá sediou uma etapa do Campeonato de Canto de Pássaros (curiós, canários e outros) neste final de semana. O evento começou no sábado, 10, e prolongou-se até este domingo, 11, fazendo uso do Espaço Verde e da Mansão Casa Verde.
Quem organizou foi a Soripo (Sociedade Ornitológica de Iporá). No ano passado teve evento semelhante. A cidade de Iporá tem um grupo de pessoas que cultiva esta prática de criação de pássaros para canto. Todos os criadores e os animais são cadastrados junto ao Ibama, conforme prevê a legislação.
Em Iporá pessoas como Alexandre Barbosa, Sérgio Falcão, Geraldo Cícero, Vanderlei Cabral, Lucimar Barbosa e tantos outros estão a frente da Soripo (Sociedade Ornitológica de Iporá). Eles realizaram a competição de canto dos pássaros nas modalidades: canto clássico, canto livre, canto fibra e peito de aço. Ao final, ficaram satisfeitos com o intercâmbio com outros grupos de criadores de pássaros para canto.
Uma das atrações que veio à competição de Iporá foram os pássaros de Wasghinton Luiz Pinto, que é de Goiânia, e é dono do Tucum Peito de Aço.
Organizadores do evento
Wasghinton Luiz Pinto com o Tucun Oryzoborus Angolenses. Veio de Goiânia para abrilhantar a competição