
Publicamos hoje o décimo segundo capítulo do livro ISRAEL AMORIM: UM HOMEM QUE RELUZIU MAIS QUE SEUS DIAMENTES. A Obra é de Ubirajara Galli e que foi patrocinada por Jaldo de Souza Santos, com incentivo de Elpídio Júnior e Davi de Souza Santos.
Israel Amorim busca Assento na Assembleia Legislativa de Goiás
No ano de 1954, Israel Amorim disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás, obtendo a 1ª Suplência do PSD, com 2.368 votos. Seu companheiro de partido e titular de cadeira, mais próximo, Jahyr Abrão Estrela, ficou com 2.564 votos. Portanto, 196 votos separaram Israel Amorim da titularidade do cargo.
Em três oportunidades, durante a legislatura de 1955-1959, Israel assumiu a titularidade do cargo. Duas vezes, de forma provisória, respectivamente, em 04.07.1955 e 29.07.1957. De forma definitiva, até o fim da legislatura, a partir de 08.07.1958.
Mesmo, ocupando interinamente, a cadeira de deputado, Israel Amorim teve uma atuação importantíssima para a região de Iporá. São de sua autoria, os projetos que aprovaram as emancipações dos seguintes distritos de Iporá: Monchão do Vaz (Israelândia); Pacu (Jaupaci), Aropi (Diorama) e Campo Limpo (Amorinópolis). Todos emancipados, em 1958.

Acervo de Armando de Sousa Israel Amorim discursando em Aropi (atual Diorama), em sua primeira campanha para deputado estadual

Acervo de Armando de Sousa
Diploma de 1º suplente de
deputado Estadual

Acervo de Armando de Sousa
Diário da Justiça, de 22.09.1954, trazendo
a chapa completa do PSD que disputaria as
eleições daquele ano

Acervo de Armando de Sousa
Deputado federal Anísio Rocha
e Israel Amorim. Parceiros de
dobradinha, na eleição de 1954.

Acervo de Armando de Sousa
Cartão de deputado estadual de
Israel Amorim, ao deixar a suplência
e ser efetivado em 1957

Acervo de Armando de Sousa
Publicação no Diário Oficial, de 28 de dezembro, da
emancipação dos municípios de Amorinópolis, Jaupaci e
Israelândia. Anteriormente, havia saído a publicação no D.O., de
17 de dezembro de 1958, da emancipação de Diorama.
