É constituído por mulheres o Conselho da Comunidade da cidade de Israelândia, agora em sua renovação do quadro de membros. Cássia Rezende, primeira dama do Município, preside este Conselho.
Segundo a nova presidente, o trabalho passa a ser em duas frentes: pelo presídio e pelo asilo dos velhos. As condições dignas para se viver nestes locais é meta a ser perseguida. Um conselho de comunidade atua no respeito aos direitos humanos.
A Juiza de Direito de Israelândia, Nunziata Stefânia, apóia o Conselho da Comunidade e é membro nata deste. Além dela, conta com Divina Dias (membro), Rosa (representante da Igreja Católica e Comércio) e Raquel Aparecida (psicóloga).
Papel de um Conselho da Comunidade
É importante que os Conselhos assumam o papel de representação da comunidade na implementação das políticas penais e penitenciárias no âmbito municipal. É necessário que assumam a função política de articulação e participação das forças locais e, ainda, de defesa de direitos e de implementação de políticas locais de reinserção social do apenado e do egresso, e além daquela de natureza assistencial.