Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

ÁREA DE EDUCAÇÃO: Lembrando mais do ano que está terminando….


Foram publicados livros, CD coletivo foi lançado e uma creche Pró-Inância foi inaugurada

 

 

Reportagens de fatos que marcaram: 

Grande creche inaugurada

Na grande creche do Bairro Mato Grosso, localizada ao lado do anel rodoviário, foi dado o nome de Padre Wiro Van Vliet, o holandês que viveu desde a década de 60 até 2009, ano de sua morte, em Iporá, com muitas ações em prol da comunidade. Católicos estiveram presentes para agradecer a homenagem concedida ao líder religioso. 
 

 Vendas do CD Encantos é disponível após lançamento 


O Espaço Verde esteve lotado na noite de ontem, domingo, 8, para o lançamento do CD Encantos, a obra musical da qual participam 15 cantores de Iporá.


Artistas cantaram em coro e depois individualmente, em duetos ou trios


Público lotou o Espaço Verde para conhecer as músicas do CD Encantos

 


O CD: 15 reais

O Espaço Verde esteve lotado na noite de ontem, domingo, 8, para o lançamento do CD Encantos, a obra musical da qual participam 15 cantores de Iporá.

O patrocínio do CD objetivou para que a renda dos mil exemplares feitos seja para destinação beneficente. As vendas iniciaram neste domingo. Será da Associação de Combate ao Câncer em Iporá (ACCI) o lucro a ser obtido. Cada CD custa 15 reais.

Os artistas foram muito aplaudidos na noite de lançamento. Cada um deles mostrou sua canção contida no CD. Várias faixas são interpretações em duetos ou trios. Para se chegar a este momento de obra conclusa e lançada, os cantores percorreram um longo caminho. A ideia surgiu em um deles, Miltinho Júnior, no segundo semestre do ano passado. Depois veio a busca de patrocínio. Até atividades promocionais foram feitas para completar o recurso que permitisse, além da prensagem do CD, também a produção do clipe de divulgação.  

O cantor Miltinho Júnior mostrou-se feliz na noite de lançamento e agradeceu a muitos parceiros. Nesta semana serão anunciados vários locais de vendas do CD em Iporá (Adriana Oliveira Marques).

FAMÍLIA EXATO COMEMORA: Colégio é o 21º de Goiás no ENEM

Só 20 escolas no Estado de Goiás ficaram melhor avaliadas do que o Colégio Exato no Exame do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011, divulgado nesta quinta-feira, 22. O Exato é um estabelecimento de ensino privado em Iporá, fundado em 1978.
O Colégio Exato obteve a média geral 603. O Colégio WR, de Goiânia, o melhor de Goiás, teve média de 678.  Portanto, só 75 pontos a menos. A escola de Iporá está na 21ª. posição em Goiás.

Não é a primeira vez que o Colégio Exato obtém boa nota no ENEM. Em anos anteriores isto também foi verificado. A reportagem falou com a proprietária do Colégio, Maura Antônia de Souza, que atribui isso aos investimentos que são feitos para garantir a qualidade de ensino.

A diretora diz que o Colégio Exato  cuida de investir na contratação de bons professores e em um acompanhamento de perto de cada aluno. Ela lembra que a escola prima por dar ao seu aluno o crescimento não somente intelectual, mas também no plano moral. 
O Colégio Estadual Ariston Gomes, escola pública de Iporá, e que também ministra o ensino, aparece com a  média 483,6395161. 
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil. Ela é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país e seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada)


Maura Antônia, proprietária: justifica sucesso em razão dos investimentos que são feitos

Colégio Exato: marca tradicional do ensino na região

Professor  lança livro sobre História da Assembleia de Deus


Mais um empreendimento histórico e cultural chega ao público por meio de Moizeis Alexandre Gomis que é pastor, professor e doutor. O livro que ele agora lança é sobre as origens da Igreja Assembleia de Deus em Goiás, com foco especial em fatos na região Oeste de Goiás.

Mais um empreendimento histórico e cultural chega ao público por meio de Moizeis Alexandre Gomis que é pastor, professor e doutor. O livro que ele agora lança é sobre as origens da Igreja Assembleia de Deus em Goiás, com foco especial em fatos na região Oeste de Goiás. 
Durante evento religioso na  Catedral das Assembleias de Deus, no Bairro Mato Grosso, em Iporá, na tarde do próximo domingo, 2, será lançado o livro Quando Samambaia Pegou Fogo, uma produção independente, com 241 páginas, editado pela Kelps. 
O livro está sendo comercializado por 30 reais. O preço de 25 resis foi praticado somente durante o lançamento.  Além da compra na data de lançamento, poderá ser adquirido também na Livrolândia e na Livraria Evang[elica, ao lado da Igreja Assembleia de Deus sede. . Moizeis Alexandre Gomis é autor também de Uma Viagem no Tempo: de Pilões à Iporá, de 2002. 
Pastor Oídes comenta o novo livro
Excelente. Assim define Pastor Oídes José do Carmo, presidente da Convenção da Assembleia de Deus em Goiás, o livro de Moizeis Alexandre Gomis. Conta Pastor Oídes que o autor narra a zaga  do início do movimento pentecostal em Goiás.  Relembra que Moizeis lembra a chama de pentecoste na Fazenda Samambaia.
Oídes José do Carmo, ao apresentar o livro ao público, diz que Pastor Moizeis é um exímio pesquisador de nossa história e formado na área. É ainda profundo conhecedor dos fatos relacionados ao início da Igreja Assembleia de Deus em Goiás.  “É uma saga com sangue, suor e lágrimas, mas inquestionavelmente um mover de Deus que se espalhou por todo o Estado”, diz Oídes. 
O autor fala da obra
Afirma Moizeis Alexandre Gomis que o livro que é lançado ao público tem fatos históricos registrados que são, acima de tudo, um tributo à glória de Deus, por tudo que ele realizou  e tem realizado, durante mais de sessenta anos, através da Assembleia de Deus de Iporá, no centro-oeste goiano e em várias regiões do interior do Brasil, como resultado do maravilhoso avivamento pentecostal que teve início na Fazenda Samambaia, no município de Aurilândia. Ele adianta que aquele foi um fenômeno espiritual através do qual Deus alcançou milhares de pessoas com sua superabundante graça salvadora.  Relata o autor que o livro representa mais de três décadas de estudos e pesquisas sobre a história do poderoso avivamento movido pelo Espírito Santo, ocorrido a partir de uma congregação de presbiterianos, na Fazenda Samambaia, no Oeste Goiano e dos resultados de seus desdobramentos durante 66 anos, desde 1943. O atual livro começou a ser escrito em 1984. A publicação tem várias fotografias. Uma delas mostra o primeiro templo da Igreja Assembleia de Deus de Iporá, inaugurado em 1952.  A obra relata nomes de grandes líderes da Igreja.


O autor e a obra: livro que é fruto de muitos anos de pesquisa 


Ilustrações da historia da Igreja

Prêmio Jabuti e Prêmio Jaburu para o escritor Edival Lourenço

O emergente nome da cultura goiana, e que é iporaense, Edival Lourenço, colhe mais glórias para sua carreira literária.  Ele acaba de ganhar dois prêmios literários, um deles de âmbito nacional, o Prêmio Jabuti, na categoria romance, com o seu livro recentemente lançado Naqueles Morros Depois da Chuva. A outra premiação

O emergente nome da cultura goiana, e que é iporaense, Edival Lourenço, colhe mais glórias para sua carreira literária.  Ele acaba de ganhar dois prêmios literários, um deles de âmbito nacional, o Prêmio Jabuti, na categoria romance, com o seu livro recentemente lançado Naqueles Morros Depois da Chuva. A outra premiação conseguida nos últimos dias foi em Goiás, onde o Conselho Estadual de Cultura o concedeu o Prêmio Jaburu e que será entregue no dia 21 de novembro pelo governador Marconi Perillo, no Palácio das Esmeraldas.

A importância do Prêmio Jabuti
Só um goiano ganhou antes o Prêmio Jabuti. Foi Bernardo Elis, no ano de 1968. Isto mostra a importância de se conseguir essa honraria. O Prêmio Jabuti é dos mais importantes no Brasil. A premiação destaca os melhores no país em vários gêneros literários. 
O Prêmio Jabuti na categoria romance será entregue ao iporaense Edival Lourenço no dia 28 de novembro, na capital paulista. A repercussão da premiação já ecoa em favor do autor. O livro Naqueles Morros Depois da Chuva já teve esgotada a sua primeira edição. A editora já movimenta-se para uma nova edição da obra, agora premiada. 
Esta reportagem falou com Edival Lourenço. Ele disse-nos que está muito feliz com as duas premiações a ele conferidas. Edival mostra-se motivado para a carreira literária. Ele esteve no mês passado lançando o seu livro Naqueles Morros Depois da Chuva em Iporá.  Ele tem uma numerosa família em Iporá. Um dos Lourenços, pessoa de muito valor aqui nesta terra, é a professora do Colégio Dom Bosco, a Izaltina, irmã do renomado autor.


Edival: iporaense que ganha prêmio nacional

Professor de História da UEG de Iporá foi eleito para reitor


Haroldo Reimer com Maria Olinda e Marilda Lima

Numa eleição marcada pela tranquilidade, a chapa Haroldo Reimer e Valcemia Novaes recebeu 91,49% dos votos válidos. Dos 14.615 votantes, 13.371 votaram em Haroldo e Valcemia. Os votos brancos somaram 643 (4,4%) e 600 eleitores (4,11%) anularam o voto.

A eleição de Haroldo Reimer é diferente para Iporá.  Isto porque ele é professor lotado na unidade local. Haroldo Reimer é professor de História na UEG de Iporá. Ele votou nesta quarta-feira na unidade. Marilda Lima, diretora da unidade, afirma que ter um professor da unidade agora como reitor, fará uma grande diferença pois, além do relacionamento existente entre as partes, ele conhece bem o que é a UEG de Iporá.  A apuração das eleições de reitor foi concluída pela Comissão Eleitoral Central à meia-noite de quarta-feira, 26.

Ao dirigir-se aos presentes, o reitor eleito agradeceu os votos recebidos e o empenho da equipe que trabalhou na campanha. Haroldo Reimer salientou que, a partir da posse, os desafios à frente da Reitoria serão ainda maiores que os atuais, pois conhece a realidade vivida nas unidades universitárias. “Durante esses dias de campanha percorremos mais de 20 mil quilômetros. O principal desafio era dialogar com a comunidade universitária, com o propósito de dar passos mais firmes, seguros e mais rápidos rumo à excelência, com maturidade acadêmica”, disse o eleito.

Marilda Lima, diretora da UEG de Iporá, disse que, embora seja reitor, Haroldo Reimer  vai continuar dando aulas em Iporá. Isso aproxima ainda mais  a gestão da UEG local com a Reitoria.  Haroldo Reimer já é reitor nomeado pelo governador. Agora passará a ser reitor eleito por professores, alunos e funcionários.

Noite de emoção no lançamento do livro de Thamires Aguiar


 


Aconteceu nesta quarta- feira, 30, o lançamento do livro Pingos de Alegria,  da autora Thamires Aguiar, na quadra  de esportes do Colégio  Ariston Gomes da Silva.  Thamires é a menina de 16 anos que é portadora de MPS VI, uma doença rara.  Marcaram presenças: o Juiz de Direito da Comarca de Iporá, Lucas Lagares;  Davina  Abadia de Moura, presidente do Rotary  Clube de Iporá;  Dona Ivondir Souza, primeira -dama da cidade, representando o prefeito José Antônio da Silva;  José Gregório de Freitas, vice- presidente do Rotary Clube; a professora e diretora do Colégio Ariston Gomes Isabel de Fátima;  Adão  Soares de Araújo, presidente do Rotary Clube de São Luís de Montes Belos;  vereadores de  Amorinopolis  e de Iporá; diretora da UEG de Iporá,  professora Marilda Lima; professor  Yuri  Rodrigues,  representando o IF  Goiano – Câmpus  Iporá; Irmã Cecília, da Paróquia de Amorinopólis;  Valter Queiroz, presidente do Conselho Anti- drogas de Iporá; Professora Lilian,  representando o governador Marconi Perillo;  professor  Lázaro Faleiro,  professora  Orlandina Ferreira Machado (Dina)  representando o governador eleito no DF 4530 do Rotary, Raimundo Fonseca; alunos e professores do Colégio Ariston e amigos da autora vindos de Amorinopólis, onde até recentemente ela residiu.

(Foto de AGL Produções): Coral do Ceconj se apresentou no lançamento do livro de Thamires


(Foto de AGL Produções) : Thamires, a autora, entre os pais: desafio de lutar pela saúde e ao mesmo tempo mostrar talento literário


(Foto de AGL Produções) Liderança do Rotary esteve a frente da iniciativa para a pequena poetisa publicar seu livro

Thamires recebeu muitas homenagens durante a solenidade de lançamento de seu livro. Suas amigas recitaram poesias de sua autoria e artistas locais cantaram  em sua homenagem. A noite cultural contou com a participação do Grupo Encantos,  Coral do Ceconj Cirandas das Margaridas, do amigo dela de infância,  Davi de Amorinopolis que prestou homenagem cantando e recitando um poema.

Em sua fala a  diretora do Colégio Ariston, professora  Isabel de Fátima, afirmou que Thamires  é uma aluna muito especial para escola e agradeceu a todos pelo apoio.  O governador Marconi Perillo enviou uma carta parabenizando  Thamires Aguiar pelo lançamento de sua obra, desejando saúde, paz  e afirmando  que ela é uma vencedora e uma mulher destemida. O professor  Lázaro Faleiro fez a apresentação da obra da autora, recitando poemas do livro.
Em seu discurso Thamires disse estar muito feliz e emocionada, pois seu sonho  se tornou realidade ao lançar seu livro e compartilhar aquele momento  de alegria com tantas pessoas.
Agradeceu a Deus  porque tudo é permissão dele. Agradeceu seus pais, sua irmã e toda sua família. Ela agradeceu as pessoas que se empenharam no seu projeto, ao Rotary Clube de Iporá, ao Cólegio Ariston Gomes,  a equipe do Hospital São Paulo, os amigos vindos de Amorinopolis, enfim todos presentes.
A presidente do Rotary Clube de Iporá, Davina, encerrou o evento do lançamento,  agradecendo todo apoio recebido de todos os segmentos de Iporá e Amorinopolis, na pessoa da irmã cecilia,  a todos os membros do Rotary Clube de Iporá e ao colégio Ariston Gomes  pelo respaldo oferecido.
Salientou Davina Abadia de Moura  que o trabalho rotário é voluntário. Ela disse que o que ocorreu na noite é um dos exemplos do trabalho do Rotary que pretende sempre trabalhar envolvendo outros segmentos da comunidade. 
Naquela noite cultural Thamires foi muito aplaudida pelo talento e por sua perseverença. O evento foi muito emocionante para os presentes. A obra de poesias de Thamires só se tornou possível por causa do Rotary Clube de Iporá, patrocinador da publicação.(Adriana Oliveira Marques)

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2025-02-12-at-06.01
Chuva destrói ponte em rodovia entre Arenópolis e Palestina
eq
Equatorial Goiás leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia para Iporá
guilherme
Administrador está disponível para servir o empresariado da região
WhatsApp-Image-2025-01-25-at-05.57
Iporá entre cidades onde Saneago tem vagas para jovens aprendizes
WhatsApp-Image-2025-01-24-at-05.43
Morre José Reis de Lima, atuante cidadão iporaense
WhatsApp-Image-2025-02-12-at-06.01
Chuva destrói ponte em rodovia entre Arenópolis e Palestina
eq
Equatorial Goiás leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia para Iporá
guilherme
Administrador está disponível para servir o empresariado da região
WhatsApp-Image-2025-01-25-at-05.57
Iporá entre cidades onde Saneago tem vagas para jovens aprendizes
WhatsApp-Image-2025-01-24-at-05.43
Morre José Reis de Lima, atuante cidadão iporaense