Na noite desta segunda-feira, 29, o templo da Loja Maçônica Paz e Trabalho, na Avenida Goiás, 1.601, em Iporá, abriu suas portas para uma sessão pública que serviu para comemorar os 37 anos de atuação na cidade.
Deram entrada ao templo familiares dos maçons e segmentos da sociedade iporaense. Adeilton José Ferreira, Venerável Mestre da Loja Paz e Trabalho, coordenou os trabalhos da sessão pública, com execução do hino nacional e, em seguida, um relato do histórico da loja, feito pelo orador Claiton Giovani Colodete.
A seguir, foram feitas homenagens para pessoas ilustres ligadas à história da loja e da Associação das Damas Maçônicas Filhas de Hiran, entidade ligada à loja e que conta com participação das mulheres.
A senhora Dilma Morbeck Leite foi homenageada com o certificado de “Cunhada Notável”. Ela foi a primeira presidente da Associação das Damas. Destacou-se pelo seu trabalho filantrópico em tempos iniciais da loja, anos de 1978, 1979 e década de 80. Outras mulheres que presidiram a Associação também foram homenageadas com o certificado de reconhecimento. São elas: Irondina Sampaio, Lucenir Silva Fonseca Ferreira, Rosilda Maria da Silva, Maria Amujaci Peres, Aparecida Rodrigues Pires, Vânia Cândido e Silva Pereira, Rosângela Pereira Caetano e Rosana Barros Rocha Ferreira.
José Inácio Ferreira, em nome da Comissão de Fundação da Loja Paz e Trabalho, foi homenageado com o “Diploma de Fundador”. A luta dele e dos demais foram relembradas em sessão. De forma emocionada, José Inácio relembrou os anos inicias da loja, da luta de fundação e destacou a importância da maçonaria na sociedade, no propósito de melhorar a pessoa humana e fazer o bem para a comunidade. Por fim, agradeceu a homenagem. Os demais que fizeram parte Comissão de Fundação foram lembrados: José Felix Filho, Ulisses de Oliveira, Campos Junior, Evenir da Silva Franco e João Pereira Álvares.
Foram prestadas homenagens para os que foram veneráveis mestres da Loja Paz e Trabalho e que estão vivos e na ativa. São eles: Miron Mendes Moreira, José Ribamar Peres, Ademirto José Ferreira, João Pereira Álvares, Admilson Sampaio de Lima, José Braz Pereira, Mizair José Pires e Juscélio Vieira da Cunha.
Adeilton José Ferreira, atual Venerável Mestre, foi elogiado pela iniciativa de sessão pública com resgate histórico para marcar os 37 anos da Loja Paz e Trabalho. O fato foi inusitado. De sua parte, Adeilton disse que a loja tem uma participação atuante na história de Iporá e era hora de reconhecer os bons serviços prestados por tantos irmãos e cunhadas.
Após a sessão, foi servido saboroso jantar para todos no salão social da Associação das Damas Maçônicas Filhas de Hiran.