Esperava-se que o vereador e presidente da Câmara de Iporá, Devaci Dias (PDT), fosse reeleito e até com boa sobra de votos. Isso não aconteceu. Não de se reelegeu. Teve 458 votos. Ele explica que foi detonado em campanha por pessoas do seu próprio partido. Fala ainda das realizações à frente da presidência da Câmara: construção de 4 gabinetes para os próximos vereadores, reforma do plenário, criação de duas galerias, colocação de memorial de placas, pintura completa na parte interna do prédio, valorização dos servidores e aquisição de móveis e equipamentos de informática, (08) oito computadores e impressoras, etc…
Vamos à entrevista:
1- Oeste Goiano – Avalie o resultado de eleição no que tange a sua candidatura; por que não houve a reeleição? Motivos?
Devaci Dias – Minha candidatura e do meu amigo Tetê sofreu grande retrocesso o que refletiu diretamente no resultado nas urnas. Tivemos que enfrentar aquele impasse com o Divino Vargas na questão da anulação da nossa convenção que aconteceu dia 30 de Junho de 2012 e isso trouxe um grande desgaste tanto para mim quanto para os eleitores que por fim já não sabiam se eu era ou não candidato. Foram mais ou menos 25 dias de cancelamento de candidatura pelo TRE GO. Isso teve grande peso no resultado final nas urnas no dia 07 de outubro de 2012. E eu atribuo a este acontecimento o principal agravante para que eu não viesse ser reeleito mesmo tendo feito um trabalho extraordinário nos quase quatro anos de mandato como vereador.
2- Oeste Goiano – Na Radio Rio Claro você disse que na campanha, foi detonado pelo Divino Vargas e pela Silda Lorena, o que significa isto?
Devaci Dias– Quando disse que fui Detonado pelo meu próprio companheiro de partido Divino Vargas, PDT nosso correligionário, e boa parte da militância do PT, eu estava me referindo a uma ação ardilosa que foi empreendida por este senhor e sua vice no sentido de que durante toda campanha, os mesmo, iam de casa em casa em toda cidade afirmando veementemente que eu e meu amigo Tetê não éramos candidatos. Nesse sentido nos detonaram.
3- Oeste Goiano – Quais foram as principais realizações de seu mandato de presidente da câmara?
Devaci Dias – Esse assunto muito me agrada, pois recebi vários elogios de pessoas que vieram me parabenizando pelo trabalho realizado na condição de Presidente da Câmara Municipal. Foram várias realizações como: contenção de despesas, melhoria no atendimento a população, construção de 4 gabinetes para os próximos vereadores, reforma do plenário, criação de duas galerias homenageando um ex-prefeito e os ex-presidentes da Câmara e um memorial de placas, pintura completa na parte interna do prédio, valorização dos servidores e aquisição de móveis e equipamentos de informática, (08) oito computadores e impressoras,a compra de uma aparelhagem completa de som para o plenário, 04 poltronas para os novos vereadores, reforma completa da mesa oval dos vereadores, construção das duas tribunas, aquisição de móveis e um bebedouro para sala de estar, reforma completa dos banheiros com adaptação para cadeirantes, divisão da sala de contabilidade com a sala do controle interno, aquisição de uma roçadeira sthil, ampliação da rede de internet com cabeamento novo, ampliação da rede elétrica, revitalização do site da Câmara, melhorias na iluminação em frente a câmara, ajardinamento perfeito, aquisição de TV LCD para a recepção, reforma das poltronas do corredor, identificação nas portas de todos os gabinetes com foto do vereador, elaboração Cartilha do cidadão que será distribuída nas escolas e no comercio local, aquisição de lixeiras de inox para os gabinetes e dependência da casa, mais conforto para as recepcionistas com a construção de um moderno balcão de atendimento com equipamentos. Este é um trabalho administrativo, porém sem perder a essência de legislar votando os projetos que são bons para a população de Iporá enviados pelo prefeito como também de competência do legislativo.
4– Oeste Goiano- Circula comentários de que o senhor fará um enxugamento de gastos nacâmara para fechar o ano e cumprir a lei de responsabilidade fiscal. Que cortes são estes? Isto inclui dispensa de comissionados?
Devaci Dias – De início quero deixar claro que realmente são apenas comentários, boatos que surgiram nestes últimos dias. Pra desestabilizar o trabalho na nossa gestão pra você ter uma ideia havia um acordo no início do ano que firmamos para manter todos os funcionários que já trabalhavam na Casa, pois a chapa contrária que concorria a Presidência ia demitir todos os comissionados, então fui convidado para disputar a presidência o qual propus não demitir ninguém porque sei o quanto é difícil ficar desempregado. Agora também é necessário dizer que estamos tomando todas as medidas no sentido de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, para isso estamos cortando gastos com despesas extras, cortamos as xérox e outras ações neste sentido estão sendo tomadas. Quanto aos comissionados posso te garantir que a dispensa deles só será feita em última instância quando se esgotarem todos os outros meios, mas está tudo sob controle.
Agradecimento:
Aproveitando a oportunidade quero agradecer a toda a imprensa local e a todos os eleitores que me apoiaram e depositaram seu voto de confiança na minha pessoa e de uma forma especial a toda população iporaense por quem temos grande consideração.