A nosso pedido, o padre Célio Amaro fez uma avaliação sobre a Festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora, neste ano realizada com limitações de atividades em razão da pandemia. Segundo o pároco, a Festa da Padroeira de Iporá ficou acima das expectativas, nesse formato moldado em conformidade com as medidas sanitárias. Tanto na parte religiosa, quanto financeira, avalia ele que tudo foi muito bom. As atividades deixaram de ser residências para ocorrer somente dentro da Igreja. Dentro da igreja matriz, de conformidade com as regras sanitárias, houve missas do dia 7 a 24 de maio, sendo uma às 7:00 da manhã e outra às 19:30 horas. Antes da missa da noite (19:00 h), a reza do terço ocorreu em todos os dias.
Padre Célio Amaro afirma que o formato exigiu mais de cada grupo religioso e gerou até insegurança, mas com o passar dos dias, tudo foi melhorando. A abertura da romaria foi com uma carreata muito grande! Segundo o padre, tinha tem tempo que não havia algo com tanta participação nas ruas e uma celebração belíssima na Matriz.
Durante todos dias a Igreja estava com toda sua capacidade possível lotada e com boa participação de todos devotos. Os dois dias de encerramento foram muito bons também, avalia Célio Amaro. Ao final, outra belíssima carreata, com marcante expressão de fé dos fiéis. Para o ano que vem, foi escolhido o Movimento de Cursílio como festeiro, encarregado, portanto, de preparar o evento, certamente já fora de pandemia.
O pároco afirma que ouviu muitas reflexões positivas das pessoas que participaram e a assertiva de que, realmente, não poderia mesmo ter ficado sem uma programação de festa dentro dessas conformidades sanitárias. Foram feitas as vendas de alimentação através de delivery e drive thru. Quanto a renda obtida, o padre diz que estão sendo feitas as contas e será anunciado esse resultado final neste final de semana de celebração na Matriz, primeiramente entre os fiéis e, depois, em meios de comunicação da cidade.
Fotos de Lizi Dalenogari