Solange Castro (foto), diretora da Agrotec (Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores), com apoio da Prefei
Solange Castro (foto), diretora da Agrotec (Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores), com apoio da Prefeitura de Diorama e da AMMA (Associação de Municípios do Médio Araguaia) mobiliza para mais um passo na produção e uso dos medicamentos fitoterápicos produzidos em Diorama.
Os prefeitos da região estão sendo mobilizados para a realização do Seminário Regional com o tema ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE FITOTERÁPICOS E ESTRATEGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E FITORERÁPICOS. O Seminário será realizado na sede da Agrotec, em Diorama, no dia 10 de abril.
Sobre o evento
SEMINÁRIO: ORGANIZAÇÃO DE ARRANJO PRODUTIVO DE FITOTERÁPICOS NA REGIÃO DO OESTE DE GOIÁS/VALE DO ARAGUAIA – INICIATIVA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS NA REGIÃO
DIORAMA/GO
Objetivo: Apresentar proposta de articulação intergestores da região do Médio Araguaia do estado de Goiás (oeste goiano) em apoio ao Arranjo Produtivo Local de Fitoterápicos (APL-FITOTERÁPICOS). Este Arranjo Produtivo visa a retomada da produção de fitoterápicos no Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores – AGROTEC, situada no município de Diorama. A produção de fitoterápicos será destinada, inicialmente, ao atendimento da demanda do sistema público de saúde dos municípios de Diorama, Aragarças, Montes Claros de Goiás, Piranhas, Arenópolis, Iporá, Palestina e Jussara, com os quais já se manteve um sistema de disponibilização de fitoterápicos na rede do SUS, por um período de 02 anos. O Seminário foi proposto em uma reunião prévia entre os prefeitos de Diorama, Palestina, Iporá e Montes Claros de Goiás, como iniciativa para fortalecer o APL-FITOTERÁPICOS e como estratégia para implementação do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na região.
Realização: Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores (AGROTEC); Prefeitura Municipal de Diorama; Arranjo Produtivo do Cerrado (APL-Cerrado).
Participação: Prefeitura Municipal de Diorama; Secretaria Municipal de Saúde de Diorama; Associação dos Municípios do Médio Araguaia; Prefeitura Municipal de Iporá; Prefeitura Municipal de Palestina de Goiás; Prefeitura Municipal de Arenópolis; Prefeitura Municipal de Jussara; Prefeitura Municipal de Montes Claros de Goiás; Prefeitura Municipal de Aragarças; Prefeitura Municipal de Piranhas; Prefeitura Municipal de São Luis de Montes Belos; AGROTEC; Associação dos Municípios do Médio Araguaia (MMA); A Casa Verde Cultura e Meio Ambiente (APL –Cerrado); Universidade Estadual de Goiás (UEG – São Luis de Montes Belos e de Iporá); Instituto Federal Goiano, de Iporá; Coordenação de Fitoterápicos e Dinamizados (COFID) – ANVISA; Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS); Fundação Oswaldo Cruz; EMBRAPA; Secretaria de Saúde de Goiás, Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Diorama; Associação de Produtores de Mel Terra Viva; Cooperativa Centro de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares; Central do Cerrado.
Local: Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores – AGROTEC: Antiga estrada para Arenópolis, Km 03 – Zona Rural, Diorama – GO.
Data: 10 de abril de 2012.
PROGRAMAÇÃO
8:00 horas da manhã: abertura, café da manhã, identificação.
9:00 horas: Arranjo Produtivo de Fitoterápicos – iniciativa da AGROTEC para desenvolvimento socioambiental do Vale do Araguaia através da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos.
Palestrantes: Solange dos Santos Castro/Lourdes Laureano – AGROTEC/DIORAMA
10:00: Experiência e novas perspectivas de pactuação intergestores regionais para aquisição de fitoterápicos para o sistema público de saúde – SUS.
Palestrante: Edson Ferreira – Prefeito do Município de Diorama – GO.
11:30 horas: Agência Goiana de Desenvolvimento Regional – ações para o fortalecimento do Arranjo Produtivo de Fitoterápicos na região do Oeste goiano/Vale do Araguaia.
Palestrante: José Santana Filho – Gerência de Programa de Desenvolvimento do Oeste – AGDR – GO.
12:00 horas: almoço
14:00 horas: Apresentação do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: Estratégias de implementação nos municípios no contexto do Arranjo Produtivo da Saúde.
Palestrante: Kátia Torres – Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.
15:00 horas: Perspectivas de inserção de plantas medicinais e fitoterápicos no SUS – aspectos regulatórios da ANVISA.
Palestrante: Ana Cecília Bezerra – Coordenação de Fitoterápicos e Dinamizados – COFID – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
16:00 horas: Encerramento com lanche reforçado.
OBS.: Para viabilizar a realização do Seminário, a coordenação local do evento sugere aos participantes arcarem com o custo de transporte até Diorama; e eventual hospedagem em caso de pernoite.
As prefeituras regionais irão contribuir com as despesas de alimentação.
CONTATO: AGROTEC: phytobrasil@hotmail.com; (64) 8121 7039; (62) 9981 5751
Solange Castro, diretora da Agrotec, esforça para que fitoterápicos sejam usados na rede pública de saúde