
Na manhã do dia 23 de março, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), aconteceu a emocionante homenagem “Mulheres de Luta”, uma iniciativa da deputada Bia de Lima, que reconhece a força, a dedicação e a trajetória de mulheres goianas que fazem a diferença em nossa sociedade.
Com relação a Iporá e região, a homenagem foi dedicada especialmente a mulheres da educação, reconhecendo o papel essencial que elas desempenham na formação de vidas, na construção de sonhos e no desenvolvimento de toda a comunidade. Ser mulher na educação é, todos os dias, exercer cuidado, firmeza, sensibilidade e coragem — é transformar realidades por meio do conhecimento e do afeto.
As homenageadas representam histórias de luta, compromisso e amor pelo que fazem:
✨ Elizabete Maria Rocha Silva – Professora aposentada da Rede Estadual;
✨ Francisca Pereira da Silva Magalhães – Produtora da Agricultura Familiar (Assentamento Padre Nilo – Amorinópolis);
✨ Idevani José Ferreira de Moura – Professora aposentada e voluntária da ACCI;
✨ Nadir Lúcio – Professora aposentada e ex-delegada de Ensino Regional de Iporá;
✨ Núbia Cristina dos Santos Lemes – Coordenadora da UEG Unidade de Iporá;
✨ Paula Regina Moraes Martins – Gestora da Escola Municipal Joaquim Berto e Membra da Direção do Sintego Regional de Iporá;
✨ Valdimara Batista Sobrinho – Professora aposentada da Rede Estadual.
A homenagem reafirma a importância da mulher como pilar da educação, sendo presença decisiva na formação humana, intelectual e social de tantas gerações.
Os convites foram estendidos pela professora Madalena Dias Silva Freitas, assessora da deputada, fortalecendo ainda mais esse momento de reconhecimento e gratidão.
Que essas histórias continuem inspirando outras mulheres a seguirem firmes, transformando o mundo através da educação.








