Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Nem tudo foi como a gente queria neste ano de 2012


Alguns fatos negativos marcaram os 12 meses do ano que está terminando. Vamos relembrá-los aqui no site

Reportagens de fatos LAMENTÁVEIS

Filho de vereador morre em acidente de automóvel 

 

Luiz Coutinho, de 18 anos, filho do vereador em Iporá, Adriano Coutinho e da professora Débora Arantes,faleceu na tarde desta sexta-feira, 28, em um acidente automobilístico nas proximidades da cidade de Turvânia. Ele estava voltando de Goiânia.

Esta reportagem conversou com o médico legista, do IML, Saulo de Tarso Menezes, que disse-nos que a equipe daquele órgão se deslocou para São Liuís de Montes Belos, de onde trouxe o corpo que esteve em um Hospital daquela cidade.

Luiz Coutinho foi retirado das ferragens e levado para esse hospital. Luiz estava acompanhado de seu amigo Marcivon Bueno, que conduzia o veículo e que sofreu apenas ferimentos leves.

Segundo o médico legista, Saulo de Tarso, Luiz Coutinho deu entrada no hospital já sem vida. Ele sofreu ferimentos em todo o corpo.

O corpo de Luiz Coutinho foi velado na Pax Bom Fim, em frente ao Cemitério São João Batista, onde foi seputado às 9 horas da manhã deste sábado. A morte do rapaz abalou Iporá. Era um jovem cheio de expectativa de vida e sucesso. Perde muito a sociedade iporaense.

Cai helicóptero matando delegado de Iporá e também perito

Vinicius: atuante delegado com menos de dois anos que assumira a Delegacia Municipal teve morte trágica

O delegado de Iporá, Vinicius Batista da Silva, de 33 anos, e um perito do IML, Fabiano de Paula Silva, 37 anos, morreram na tarde desta terça-feira na queda do helicópetero da Polícia Civil (modelo AW 119 Koala) que fora a Doverlândia levar profissionais que atuaram na reconstituição da chacina recentemente ocorrida. Eram 8 que estavam na aeronave que caiu no Município de Piranhas, a 35 km desta cidade. Vinicius e Fabiano estavam em Goiânia e, de lá, embarcaram às 8 da manhã de ontem, junto com os demais, para o trabalho na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, município de Doverlândia.

Os que estavam no helicóptero eram, na maioria, delegados. Dentre os nomes divulgados constam: Jorge Moreira, Antônio Gonçalves, Oswalmir Carrasco, Vinícius Batista da Silva, Bruno Carneiro, mais dois peritos, além do suspeito da chacina, Aparecido Souza Alves, estavam a bordo.  Segundo o Corpo de Bombeiros, que já foi acionado para o resgate dos corpos, houve explosão após a queda e não há sobreviventes. Os motivos da queda passam a ser objeto de investigação. Há a informação de que a aeronave passara por recente revisão.

Delegado deixa exemplo de homem muito trabalhador

Extremamente dedicado ao trabalho era o delegado Vinicius Batista da Silva que chegou a Iporá em agosto de 2011, quando passou a estar a frente da Delegacia de Polícia da cidade em substituição a Ronaldo Pinto Leite que assumiu, na ocasião, o Genarc (Grupo de Combate ao Narcotráfico). Vinicius Batista foi delegado no interior do estado de Santa Catarina. Depois passou em concurso de delegado em Goiás, seu estado. Trabalhou na cidade de Aruanã, de onde veio para Iporá. Era muito querido pela sua equipe de comandados na Delegacia de Polícia. A notícia de sua morte deixou abatida a equipe de profissionais da DP. Vinicius era casado com uma amorinopolina, Adriana. Foi exatamente para ficar perto da terra de sua esposa que ele aceitou trabalhar em Iporá. Vinicius Batista da Silva era delegado que, além do trabalho interno, também ia às ruas em diligência para prender bandidos. Foi exemplo de boa educação e muita dedicação ao cargo.

Ônibus descontrolado danifica casas na Vila Brasília


Por volta do meio dia desta quinta-feira, 16, um ônibus que presta serviço de transporte de trabalhadores para a empresa Rialma, a qual constrói uma hidrelétrica no Rio Caiapó, colidiu com duas casas da Rua  Managua, na Vila Brasília,  em Iporá, danificando as mesmas. O ônibus vinha no sentido leste-oeste e, segundo informantes, por alguma razão, o motorista Pedro Angelino Neto chocou em um veículo Gol, causando muitos danos. Invadiu o quintal da casa de João Monteiro, fez também estragos em pertences da família e só parou quando chocou-se frontalmente com a casa de Wênio Lima de Jesus (Pirulito) que na hora almoçava, juntamente com sua família.

Ninguém ficou ferido. Porém, os danos materiais foram significativos. João Monteiro, morador da primeira casa atingida, afirmou que o ônibus estava com certa velocidade. Na casa de Wenio Lima de Jesus o ônibus invadiu a sala. O impacto da batida causou muita poeira no local. Os membros da família ficaram apavorados. “Damos graças a Deus que estamos vivos”, disse Wenio. No veículo Gol que estava na rua havia uma  adolescente que sofreu ferimentos, mas passa bem.

IMAGENS DOS ESTRAGOS

(Adriana Oliveira Marques)

Abandono-de-filhos:-mais-um-caso-verificado-em-Ipora

Enicleudes e Fabiana: rotina de ir em socorro de crianças em situação de abandono

As conselheiras Enicleudes e Fabiana Cristina atuam em mais situação rotineira. Uma mesma situação já comum verificou-se na tarde de ontem, quarta-feira, 21, em Iporá, no Jardim Urânio. Novamente uma mãe negligencia-se nos cuidados com os filhos.

Era por volta de 14:40 horas quando o Conselho Tutelar de Iporá recebeu uma ligação anônima, dando conta de que havia duas crianças sozinhas em uma casa.

Ao chegar ao local, as conselheiras Fabiana Cristina e Enicleudes Moreira constataram a veracidade do fato. Segundo uma criança de 5 anos, a mãe saíra com o namorado no começo da manhã e os deixaram sozinhos. Segundo informações de vizinhos, isto não aconteceu pela primeira vez. A mãe é J. F. B. F., de 22 anos. O casal de filhos é de 1 ano (A. L. ) e de 5 anos (I. M.).

Os menores se encontravam sujos e com fome, em um ambiente com mau cheiro. Foram levados para a sede do Conselho Tutelar. Os conselheiros estão em busca de familiares  que queiram cuidar dos menores. Enquanto isso, estão sendo também tomadas as medidas legais. Nestes casos, uma das saídas é providenciar uma família substituta. Os que tiverem interesse em cuidar provisoriamente podem procurar o CREAS para fazer cadastramento.

Mulher é esmagada por caminhão. Acidente abala a cidade 

Laurinda Mendes de Jesus, nascida em 12 de setembro de 1955, morreu esmagada na manhã desta quinta-feira, na esquina da Rua A com a Avenida Quintino Vargas. Ela descia a rua de bicicleta quando chocou-se no meio de um caminhão que vinha pela avenida no sentido leste-oeste.
O caminhão estava carregado de areia. A mulher é uma moradora do Jardim Arco Iris e que ia ao local onde trabalha como diarista. O condutor do veículo nem soube do fato na hora do atropelamento. Foi informado posteriormente pela Polícia que o localizou. Muita gente se aproximou do local onde o corpo da mulher era visto esmagado ao chão. O IML fez o seu trabalho. Na Delegacia de Polícia de Iporá estão sendo tomados os procedimentos de praxe. 

Foto cedida pela AGL Produções

Flagrante de criação e ordenha de vacas no Setor Bela Vista


Dois moradores do Setor Bela Vista, a 200 metros do Lago Pôr-do-Sol, procuraram a reportagem do Oeste Goiano para reclamar do mal estar causado pela criação de gado e ordenha naquele local. A reportagem foi conferir de perto. Na manhã de ontem, quinta-feira, 22, contamos 44 reses (vacas e bezerros). Um senhor fazia a ordenha. Era como se fosse uma fazenda.


Dois moradores do Setor Bela Vista, a 200 metros do Lago Pôr-do-Sol, procuraram a reportagem do Oeste Goiano para reclamar do mal estar causado pela criação de gado e ordenha naquele local. A reportagem foi conferir de perto. Na manhã de ontem, quinta-feira, 22, contamos 44 reses (vacas e bezerros). Um senhor fazia a ordenha. Era como se fosse uma fazenda.

Várias casas circundam o curral feito de arame para a ordenha diária, em todas as manhãs. Segundo os moradores, os perigos e mal estar causado pelo gado é muito grande. Há o mau cheiro do curral. Durante o dia, quando as reses são pastoreadas no setor, para aproveitar o abundante capim das ruas, as vacas causam diversos transtornos, invadindo quintais e danificando a vegetação. Uma moradora relatou que certo dia uma vaca pisou na encanação de água, causando um vazamento que fez a conta da Saneago vir com um alto valor.

As primeiras reclamações junto à fiscalização não surtiram efeito. Os moradores recorreram aos fiscais da Prefeitura e, por se tratar também de problema na área de saúde, foram à Vigilância Sanitária, a qual conversou com o dono do gado, que pediu um tempo para providenciar a saída do local. No entanto, o caso requer urgência.

A reportagem do OG falou diretamente ao prefeito, no final da tarde de ontem, sobre o assunto. Ele garantiu que no dia de hoje, sexta-feira, 23, vai cobrar uma ação mais dura da fiscalização da Prefeitura. A criação de gado dentro do perímetro urbano fere o Código de Posturas do Município.


A foto mostra o gado e o Lago Pôr-do-Sol, a 200 metros do local

 

 
Curral leva às casas mau cheiro e, durante o dia, vacas perambulando no setor são motivos de perigos e danos

Dívida do Sindicato Rural ultrapassa 100 mil reais, calcula Amarildo 

Amarildo vence disputa interna. Arthurzinho renuncia. Veja matéria completa aqui no Oeste Goiano.

O clima esquentou no Sindicato Rural de Iporá/Diorama. Em uma reunião de ontem à noite, 10, ficou selado definitivamente o desentendimento entre o novo presidente, Amarildo Martins, e o ex, Arthur Barros Filho, o Arthurzinho. A divergência deles tem a ver com a situação financeira do Sindicato.

“As dívidas do Sindicato são enormes para a entidade, mais de 100 mil reais”, afirmou Amarildo Martins Mariano para a reportagem do Oeste Goiano. Ele conta que fará uma auditoria para apurar com todos os detalhes o montante das pendências financeiras da entidade. Mas ele arrisca dizer que esta dívida ultrapassa 100 mil reais. Deste valor, 44 mil reais de dívida é para o vice-presidente do Sindicato, José Carlos Ferreira. 
O ato de exigir uma auditoria nas contas do Sindicato foi a causa do desentendimento entre presidente e vice. Conta Amarildo que Arthurzinho não quer auditoria em contas.  Na reunião desta segunda-feira disse que não queria falar de assuntos financeiros e sim sobre quais  realmente vão administrar a entidade. Arthurzinho exigiu que teria que ser presidente, ele ou Amarildo. A reunião da diretoria na noite desta segunda-feira foi tensa. Eram 15 diretores presentes. Diante das posições divergentes entre presidente e vice, decidiram que não haveria como trabalhar juntos, numa mesma equipe e então foi feita uma votação para se saber quem seria excluído do grupo: se Amarildo, de um lado, ou se Arthurzinho e José Carlos, de outro. “Abri mão da minha condição de presidente para mais uma vez ser avaliado pelos colegas de Direroria”, lembrou Amarildo. Ele recorda ainda  que, quando da formação da chapa, ele só indicou dois nomes (Rinaldo e Aristeu), os quais acabaram ficando em suplências. Enquanto isso, Arthurzinho indicou todos os demais membros. O presidente afirma que sua satisfação foi de perceber que, mesmo aqueles que foram indicados por Arthurzinho, votaram nele outra vez. 
Feita a votação secreta entre os 15 presentes, Amarildo teve a seu favor 9 votos. Arthurzinho, 6, totalizando 60% dos votantes. Com isso, Arthurzinho apresentou uma carta de renúncia.  José Carlos ainda não apresentou sua renúncia, mas Amarildo diz que está afastado. José Carlos insiste em querer receber a dívida que tem para com o Sindicato Rural.  Para recompor a diretoria o presidente fará uma Assembléia nos próximos 15 dias para escolha de novos nomes para a vice-presidência e  para outros que certamente vão renunciar também.  Aristeu já foi empossado como tesoureiro no lugar de José Carlos. 
Ganhei duas vezes eleição no Sindicato, diz Amarildo
Ao vencer a eleição interna na noite de segunda-feira, Amarildo diz que foi pela segunda vez que conseguiu isso e, por ter o apoio da maioria dos diretores, fica no cargo. Ele narra que na reunião, antes da votação, relatou aos presentes sobre os desmandos financeiros do Sindicato Rural e alertou de que, quem quisesse ficar do lado de um trabalho transparente, que votasse nele. Prevaleceu a maioria por esse jeito de trabalhar e assim será, a partir de agora, no Sindicato, afirma Amarildo. 
Amarildo não pretende pagar dívidas do Sindicato que não tenham diretamente algo a ver com o funcionamento da entidade. Os pormenores destas dívidas estão sendo levantados para mostrar aos sindicalizados. Amarildo relata que  encontrou no Sindicato Rural situações contábeis que não estão bem explicadas.  Diz que até hoje ainda recebeu o inventário patrimonial da entidade. 
Arthur não quer comentar
A reportagem telefonou para Arthurzinho. Ao telefone, nos atendeu educadamente. Mas disse que não pretende comentar essas divergências com Amarildo Martins. “Pelo menos, por enquanto, não quero falar nada”, disse.  O espaço fica aberto a ele para quando quiser manifestar.


Amarildo: venceu disputa interna e fica como presidente

Morre na UTI do Hospital Neurológico o ex-bancário Sebastião Cardoso 

Anteontem, terça-feira, 3, por volta das 11 horas da noite, faleceu em Goiânia, na UTI do Hospital Neurológico, Sebastião Cardoso de Morais. Às 11 horas da manhã daquele mesmo dia, os médicos do Hospital Neurológico já tinham avisado a família que o caso era irreversível. 
Seu corpo foi velado no Salão São Paulo da Cruz, ao lado da Igreja Matriz. O sepultamento foi às 20 horas de ontem, quarta-feira.  Sebastião Cardoso de Morais foi líder político, bancário e ex-presidente da AABB. Sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na manhã de quarta-feira passada, 28.


O AVC sofrido por Cardoso se deu após ele ter chegado em casa de um passeio de bicicleta que fazia como forma de preparação física. Ao abrir o portão de sua casa, na Rua Bahia, caiu ao chão, causando ferimento no crânio, próximo a nuca.

Cardoso: vida de muita atuação na sociedade iporaense

Morre em acidente o empresário de Caia Castanhas

Carlito José de Oliveira, empresário em Iporá, sócio-propreitário da empresa Caia Castanhas do Brasil, faleceu às 20 horas de sábado, 12, em um acidente automobilístico nas proximidades da cidade de Mossâmedes.

O empresário voltava de uma viagem que fazia à Anápolis onde foi levar mercadorias. O carro que dirigia chocou-se frontalmente com um caminhão. Seu corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), de Goiânia, de onde veio para Iporá e o velório ocorreu  no Bairro São Francisco, no salão da Igreja Assembleia de Deus.

Carlito tinha negócios emergentes na cidade. Seu ramo de extração de castanhas e benefciamento na cidade de Iporá, na Central de Comercialização (saída para Piranhas) gera cerca de 60 empregos diretos. Ele e seu sócio, um de seus irmãos, acabaram de implantar uma filial na cidade Firminópolis.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2025-02-16-at-04.00
Novos irmãos são acolhidos na fraternidade universal da Maçonaria
WhatsApp-Image-2025-02-14-at-17.46
Policiais são homenageadas por ação heróica em salvamento
WhatsApp-Image-2025-02-12-at-06.01
Chuva destrói ponte em rodovia entre Arenópolis e Palestina
eq
Equatorial Goiás leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia para Iporá
guilherme
Administrador está disponível para servir o empresariado da região
WhatsApp-Image-2025-02-16-at-04.00
Novos irmãos são acolhidos na fraternidade universal da Maçonaria
WhatsApp-Image-2025-02-14-at-17.46
Policiais são homenageadas por ação heróica em salvamento
WhatsApp-Image-2025-02-12-at-06.01
Chuva destrói ponte em rodovia entre Arenópolis e Palestina
eq
Equatorial Goiás leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia para Iporá
guilherme
Administrador está disponível para servir o empresariado da região