Dentro de conformidade com as regulamentações da área de saúde em tempo de pandemia e para fazer cumprir a uma data que estava marcada desde o início do ano, foi dada posse na noite de sábado passado, 16, para o novo bispo da Diocesse, área católica da região e cuja sede é em São Luís de Montes Belos.
Como Dom Carmelo Scampa aposentou, o novo Bispo é Dom Lindomar Rocha Mota. A posse foi com poucas pessoas na Igreja Matriz de São Luís, com representação de religiosos de Iporá e outras cidades.
Eram três pessoas por cada fila de cadeiras, alternando com bancos vagos. Lá estavam padres, diáconos, religiosas e leigos. O prefeito de São Luís de Montes Belos, Major Eldecírio, esteve presente, recepcionando ao novo líder católico e dedicando a ele sua mensagem de êxito em seus trabalhos.
De Iporá, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, estiveram o Padre Célio Amaro e mais André e Thiago Thales e ainda os diáconos: Pedro Claúdio e José Santos. Da Paróquia São Paulo VI (Jardim Arco Íris), compareceu padre Pablo Henrique e João Neto (também Palestina) e diácono Evilásio.
A Diocese de São Luis de Montes Belos, área católica regional, é composta por 38 paróquias, presentes em 35 cidades, sendo que Iporá, Palmeiras de Goiás e São Luís São cidades, com duas paróquias cada uma.
Sobre o novo Bispo
Dom Lindomar Rocha Mota era até então pároco da paróquia Santo Antônio, em Curvelo (MG). É baiano de Arataca, onde nasceu em 1971, filho de Josué Rocha e Vitória Farias, cursou filosofia no ITI e teologia no seminário Arquidiocesano de Diamantina e Ateneu Pontifício Regina Apostolorum.
Foi ordenado sacerdote em 1998, por Dom Paulo Lopes de Faria. O sacerdote possui mestrado em teologia e filosofia, é doutor em filosofia moderna pela Universidade Gregoriana e pós-doutor em direitos humanos e democracia pelo Ius Gentium Conimbrigae de Coimbra.
Na Arquidiocese de Diamantina MG, foi membro dos conselhos presbiteral, econômico, dos consultores e coordenador do V Sínodo Arquidiocesano. Pastoralmente, o pe. Lindomar foi reitor do seminário menor e do seminário maior, diretor espiritual, chanceler do arcebispado, diretor do Instituto de filosofia e teologia do Seminário, vigário paroquial da Catedral e da Paróquia São Judas Tadeu, pároco na Paróquia de São José.
Entre os anos de 2003 e 2007 prestou serviço à CNBB como assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé. Atualmente é pároco na Paróquia de Santo Antônio de Curvelo e diretor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom Carmelo Scampa e saudação ao monsenhor Lindomar Rocha Mota.
Quanto a Dom Carmelo Scampa, ao deixar a gestão da Diocese, passa a se ocupar de outras tarefas no sacerdócio.