Em Fevereiro deste ano, a Oaktree (Rua Lázaro Vieira, 791 – centro – Iporá – 64 3603-1344) iniciou suas atividades de maneira informal, tinha uma professora bem qualificada, com experiência internacional e com muita vontade de trabalhar.
Antes mesmo do primeiro semestre terminar, notou-se a grande demanda nesse segmento na nossa cidade, assim, a Oaktree saiu da informalidade, permitindo, a partir de então, ampliar sua atuação, além de vários benefícios incorporados à escola. O número de alunos matriculados para o segundo semestre superou em muito as expectativas da Oaktree, o que levou a ampliação de seu espaço. Nessa mesma época, foi construída uma sala de aula para atender melhor seus alunos. Hoje, em pleno momento de expansão, a Oaktree conta com duas salas climatizadas localizadas no centro de Iporá e com um amplo jardim para atividades “off-class”.
A metodologia da Oaktree
A professora Andrea Carvalho utiliza a Pedagogia Waldorf, curso pelo qual é pós-graduada (Inglaterra, 2004) como base para suas aulas. Tal pedagogia, difundida pelo filósofo austríaco Rudolf Stenier, defende que cada ser humano tem necessidades, facilidades e limitações distintas, portanto, a diferença entre cada ser humano deve ser levada em consideração, principalmente durante o período escolar. Por isso, as aulas da Oaktree são uma mescla de várias dinâmicas e atividades lúdicas. “Os alunos são envolvidos em simulações do cotidiano de forma tal que torna o aprendizado natural, como deve ser”, complementa Andrea.
Já no primeiro ano de suas atividades a Oaktree iniciou o processo de “feedback” à comunidade iporaense, em dois âmbitos: cultural e esportivo.
No âmbito cultural a Oaktree, em parceria com Valdeci Marques, criou a Comunidade dos Praticantes da Lingua Inglesa em Iporá, ou seja, aqueles já fluentes em inglês e que queiram manter o nível linguístico são convidados a participar em todo primeiro sábado de cada mês, pelo período de uma hora, em ambiente descontraído, na aprimoração de suas habilidades comunicativas de forma eficaz. Os próprios integrantes escolhem temas da atualidade, jogos, músicas, textos e outras atividades, as quais oferecem aos participantes contato com vocabulário diverso, interação e apromimoramento da capacidade comunicativa. Tal atividade não tem nenhum custo aos participantes.
No âmbito esportivo a Oaktree defende que a prática de esporte é essencial para uma melhor qualidade de vida. Assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano. Para as crianças e adolescentes o esporte proporciona momentos de aprendizagem. Ao praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, valores, enfim, nosso modo de sentir e perceber o mundo, proporcionando assim um impacto positivo sobre a educação. A Oaktree em parceria com a Cacau Show incentiva a prática esportiva patrocinando um time de futebol feminino infantil no CRI, o qual se consagrou vice-campeão do torneio 2012. Fizeram parte do time as seguintes meninas: Luciana, Mariana, Alexia, Laura, Geovana, Letícia, Isadora, Maria Eduarda, Janaine e Daiane.
Quem é Andrea Carvalho?
A professora Andrea Carvalho, juntamente com sua família, veio para Iporá em Agosto de 2010, porque seu marido, professor Eduardo Rodrigues de Carvalho, havia sido aprovado em concurso público no IF Goiano (Câmpus Iporá). Eles vieram com planos de ficar, aqui construíram sua casa e se sentem de bem acolhidos diante da receptividade do povo iporaense.
Graduada em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco, de São Paulo Capital, e pós-graduada em gerenciamento financeiro e empresarial, a professora Andrea Carvalho também pós-graduou-se em Linguística e Pedagogia Waldorf durante os três anos que viveu na Inglaterra. Ainda na Europa, juntamente com seu marido, viveu na Espanha por um ano para cumprir exigência de estágio de pós-graduação, onde aproveitou a oportunidade para aperfeiçoar-se na Língua Espanhola.
Por possuir proficiência tanto na Língua Inglesa quanto na Espanhola, foi selecionada para ministrar aulas de Espanhol na Purdue University – Indiana/USA no ano de 2009, enquanto seu marido Eduardo desenvolvia o experimento de seu doutorado naquele País. Nesse período quem mais lucrou com tamanha experiência foi a Mikaela (filha do Eduardo e da Andrea). Aos três anos de idade Mikaela foi matriculada no maternal da Pleasant View Elementary School (escola tradicional americana), e assim adquiriu fluência no idioma, o qual é mantido até hoje, pois os professores são disciplinados e entre eles conversam somente em Inglês.
Para 2013 a Oaktree está ainda mais fortalecida
A Oaktree mostrou bom serviço em 2012, e como consequência natural, cresceu. A demanda é grande, e para atender um público ainda maior, a professora Andrea convidou para fazer parte do projeto, a professora Claudia Rodrigues, a qual se juntou à Oaktree como sócia, quem também ministrará aulas a partir de fevereiro próximo.
A professora Claudia Rodrigues é natural de Sanclerlândia, porém vive em Iporá com sua família há oito anos. É graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás – Campus Goiás/GO. Seu marido César Oliveira é produtor rural e atua ativamente no conselho fiscal da COOPROL. Juntos moraram na Inglaterra, onde Cláudia aperfeiçoou-se na Língua Inglesa. Hoje, já com experiência na docência em Inglês, é educadora consciente de que somente através da educação podemos expandir nossos horizontes.
Os diferenciais da Oaktree
Os alunos da Oaktree English School recebem estímulos constantes para desenvolvimento da comunicação em Inglês. Além de suas aulas com metodologia dinâmica, também contam com atividades “off-class”, tais como Coffee Conversation e Pizza Conversation.
As professoras Andrea Carvalho e Claudia Rodrigues afirmam que com essas parcerias e atuações em diferentes âmbitos da sociedade iporaense, a Oaktree English School fortalecerá suas raízes em Iporá. “Trabalharemos para fazermos da Oaktree English School referência regional no ensino de Inglês”, declaram.