A Equatorial Goiás está com obras em Bom Jardim de Goiás e em Britânia, duas cidades da região do Oeste Goiano. Em Bom Jardim, reconstrói Subestação e em Britânia, a obra aumenta capacidade da Subestação.
Bom Jardim de Goiás
Desde sua chegada a Goiás, em dezembro de 2022, a Equatorial executa uma série de obras de melhorias em sua área de concessão, com foco na qualidade e disponibilidade no serviço de energia elétrica a seus clientes. Uma das ações concluídas neste mês foi a reconstrução da Subestação Bom Jardim, em Bom Jardim de Goiás, que beneficia diretamente 8,5 mil clientes da cidade e alivia o sistema elétrico da região.
Foi instalado no local um novo transformador de 16 MVA, quatro vezes mais potente que o antigo, de 4 MVA, o que resolve a sobrecarga na unidade e aumenta a oferta de energia para a região. Além disso, a Equatorial Goiás reconstruiu todo o setor de alta tensão, onde são alocados os equipamentos da unidade, e substituiu todos os equipamentos de controle e proteção por outros mais novos, modernos e comandados à distância pelo Centro de Operação Integrada (COI) da distribuidora, em Goiânia.
Também foram construídos novos vãos para a chegada de linhas de distribuição de energia e um ponto específico para conexão de subestação móvel, usada em casos de desligamentos na rede de alta tensão, além da instalação de novos religadores automáticos, que atuam em tempo real em casos de falha no fornecimento.
O superintendente Regional Sudoeste da Equatorial Goiás, Bruno Almeida, informa que a obra beneficia diretamente 8,5 mil clientes da cidade e alivia o sistema elétrico da região, que atende cidades vizinhas como Barra do Garças e Piranhas. “Com esta obra, a Equatorial Goiás entrega para o município uma subestação nova, com capacidade, robustez e qualidade que proporcionam mais confiabilidade no fornecimento para atender a toda a população e ao desenvolvimento da região.”
Britânia
A Equatorial finalizou as obras de melhorias na Subestação Britânia. A companhia aumentou em 25% a capacidade da unidade com a troca do transformador por outro mais potente, o que vai contribuir para manter a confiabilidade no fornecimento de energia e evitar sobrecarga no sistema.
Além disso, a Equatorial Goiás instalou novos reguladores de tensão, que evitam oscilações de fornecimento, e substituiu os antigos religadores automáticos de energia, que garantem a continuidade e confiabilidade na distribuição. A obra beneficia 7 mil clientes e contribui para aliviar o sistema elétrico da região, que atende cidades vizinhas como Colorado, Juscelândia e Aruanã.
“A Equatorial Goiás está sempre buscando proximidade com a população e atua nas principais necessidades de melhorias no fornecimento de energia demandadas e já mapeadas. Esta obra trará benefícios para todo o sistema elétrico da região, reduzindo riscos de falhas e trazendo qualidade para a energia distribuída”, afirma o superintendente Regional Sudoeste da Equatorial Goiás, Bruno Almeida.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são mais de 3 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².