A ONG Itajubá, entidade que administra o Banco do Povo de Iporá, está agora com nova diretoria. Antônio João Filho (Toinho) continua como secretário executivo do Banco do Povo, mas a entidade que avalia as condições de crédito dos que à ela recorrem é presidida por Eurides Laurindo, vereador do PSDB em Iporá.
A ONG Itajubá, entidade que administra o Banco do Povo de Iporá, está agora com nova diretoria. Antônio João Filho (Toinho) continua como secretário executivo do Banco do Povo, mas a entidade que avalia as condições de crédito dos que à ela recorrem é presidida por Eurides Laurindo, vereador do PSD em Iporá.
Anuncia Eurides Laurindo que o Banco do Povo de Iporá tem hoje 474 mil reais e destes, 164 mil estão disponíveis em conta corrente, enquanto que o restante do recurso gira em microcréditos concedidos. A inadimplência do Banco do Povo de Iporá é de 15%, índice que Eurides considera baixo. O Banco do Povo funciona em Iporá, na Praça do Trabalhador, desde o ano 2000, sempre concedendo empréstimos para os que querem incrementar algum pequeno negócio. O Banco do Povo já liberou 1089 contratos, alcançando um valor total de R$ 2.234.644,42.
O Banco do Povo faz empréstimos de 2 mil reais. A partir de um segundo empréstimo o interessado pode pegar até 4 mil reais. Esse recurso de microcrédito é pago em 18 parcelas com juros de 0,6% ao mês. Na verdade, no Banco do Povo o beneficiado não pega em dinheiro. O Banco paga algum utensílio que o beneficiado adquiriu depositando a quantia na conta de quem vendeu.
Dirigentes da ONG Crédito Itajubá Banco do Povo
Eurides Laurindo Ferreira – Presidente
Sebastiana Maria Coelho Vice-presidente
Samuel Vilela Barbosa – Conselho Fiscal
Dorival Marques Pereira – Conselho Fiscal
Lázara Maria de Melho – Conselho Fiscal
Adenilton Francisco Cândido – Conselho Fiscal
Torres Angelo de Menezes – Conselho Fiscal
Ruiter Vieira de Queiroz – Conselho Fiscal
Joselina Araujo Duarte – Conselho Fiscal
Divino Garibalde – Comitê de Crédito
Eudes Cândido Machado – Comitê de crédito