
A equipe da FUNASA e servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Iporá realizaram visita na sexta-feira, dia 21, às obras da PCH Santo Antônio do Caiapó, pequena central hidrelétrica em construção no rio Caiapó. O objetivo do trabalho foi de reconhecimento da área para, em parceria com a Rialma S. A. Centrais Elétricas (empresa construtora da PCH), dar continuidade à campanha de controle de insetos vetores na área da usina. Com essa finalidade, foram vistoriadas as construções como os alojamentos, escritório, refeitório, cozinha e despensa, para verificação de eventuais focos de insetos transmissores de doenças, como o barbeiro, por exemplo.
O Gerente Ambiental Engenheiro Ambiental Thiago Duarte, assessorado pelo Biólogo Elias Centofante (ambos da Rialma S.A.), mostrou aos integrantes da FUNASA e Secretaria de Saúde o estágio das obras da PCH, ressaltando a importância das parcerias que possam contribuir para a execução do projeto da usina. No local estiveram os servidores Wélcio Divino Ferreira (Agente Controle de Endemias – ACE e Coordenador da Equipe de Educação e Saúde), Francisca Veroneide de Araújo (Fiscal Vigilância Sanitária Municipal), Maria de Jesus Ribeiro (ACE e Educadora em Saúde), José Carlos Ferreira Silva (ACE – Equipe de Chagas) e Laurison Antônio de Oliveira (Gerente de Endemias). Alguns já estiveram no canteiro de obras, em fevereiro deste ano, quando da realização de palestra para os operários sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST.
Apoio da Secretária Lucélia Borges
Como a prioridade de contratação dos operários para a implantação da PCH é da própria região, sendo grande parte de Iporá, essas ações contam com o apoio da Secretária Municipal de Saúde de Iporá, a bioquímica e farmacêutica Lucélia Borges de Abreu Ferreira. Na oportunidade em que recebeu os representantes da Rialma S. A., a Secretária disse estar disposta às parcerias em campanhas que visam promover a saúde da população, já que “a preocupação maior é a saúde pública”, enfatizou. O trabalho realizado na sexta-feira, 21, é mais um importante resultado da parceria da Rialma com as prefeituras da região do empreendimento.

Elizabeth Barbosa Araujo – GO 00758 JP
Iporá, 25/10/11