Com menos de um mês de uso do sistema de piquetes rotacionados para gado, já foram observadas algumas mudanças significativas na produção leiteira entre os que são cooperados da Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de Iporá e Região (Coomafir). É o que anuncia a direção da cooperativa cujo presidente é Adão Nascimento. Um dos benefícios é o menor custo na propriedade uma vez que o produtor deixou de gastar com ração concentrada. Houve o ganho de peso dos animais e a melhoria da pastagem devido às adubações de acordo com a análise de solo, melhor aproveitamento da área com liberação de pastos extras e aumento na produção leiteira.
A Coomafir iniciou o projeto de assistência técnica aos pequenos produtores rurais no município de Iporá, onde a principal atividade é a produção de leite. Para aprimorar a produção destes pequenos produtores a COOMAFIR contratou dois técnicos através de um convénio firmado com a Prefeitura de Iporá, que banca as despesas com um zootecnista e um engenheiro agrônomo.
Neste período os técnicos desenvolveram atividades de assessoria, direcionada para dois grupos inicias nas regiões de Jacinópoles e Buriti, município de Iporá, onde os mesmos orientam os produtores rurais quanto ao manejo correto do rebanho, controle de alimentação no período das secas, preparação da propriedade para o próximo ano, visando um bom planejamento de cada propriedade. Neste planejamento será realizado a implantação e o aumento de canaviais para auxiliar na dieta dos animais, implantar áreas para o plantio de lavoura de milho para silagem, onde a adubação será feita de acordo com a análise de solos e cálculos de capacidade de produção. (Adriana Oliveira Marques)
![](http://www.oestegoiano.com.br/previous/images/fotos20/pasto%20rotacionado%2002.jpg)
![](http://www.oestegoiano.com.br/previous/images/fotos20/pasto%20rotacionado%2003.jpg)