Prevenção ao Câncer de mama é assunto para o mês que começou ontem, 1º. Várias entidades e empresas se juntaram para o Outubro Rosa. Nesta segunda-feira, no auditório do IF Goiano, a abertura da campanha de prevenção ao Câncer de mama foi com palestra com o mastologista Antônio Eduardo Rezende de Carvalho. Ele é filho da região e, na capital do Estado, é mastologista da Maternidade Modelo, do Instituto de Mastologia e Oncologia e do Centro de Referência da Prefeitura de Goiânia.
Em sua palestra o médico afirmou que, a cada ano, no Brasil, há 53 mil novos casos de Câncer de mama e 12 mil mortes. Alertou Dr. Antônio Eduardo que a prevenção por meio do exame de mamografia é a melhor solução.
A abertura do Outubro Rosa foi com alunos do IF Goiano e membros da comunidade iporaense. Estavam presentes o diretor geral do IF Goiano – Câmpus Iporá – professor José Júnio; prefeito José Antônio da Silva Sobrinho; secretária de saúde, Lucélia Borges; vice-presidente da Associação de Combate ao Câncer em Iporá (ACCCI), Dayse Vilela e outros líderes da comunidade.
O Coral Canto de Luz, do Centro Espírita Ismael Estrela, fez uma bela apresentação na abertura. Falaram também na abertura da campanha o prefeito, a vice-presidente da ACCI e o diretor geral do IF Goiano. Todos enfatizaram a importância da campanha de prevenção ao Câncer de mama. A partir de agora, haverá eventos alusivos ao Outubro Rosa. O ponto mais forte será a caminhada marcada para o dia 26 de outubro, quando a mensagem preventiva será levada às ruas de Iporá. (Adriana Oliveira Marques)
Mesa de líderes da comunidade na abertura da campanha Outubro Rosa: Antônio Eduardo (médico mastologista), militar Da Silva (representante do 12º BPM), Lucélia Borges (secretária de saúde), Dayse Vilela (vice-presidente da ACCI), José Antônio (prefeito) e Cleonice Rocha (da Secretaria Municipal de Educação)
Coral Canto de Luz abrilhantou a abertura da temporada de ação preventiva
Público foi informado sobre meios de prevenção ao Câncer de Mama