Este domingo foi movimentado para os membros da Loja Maçônica Paz e Trabalho nº 86 com a inauguração de um projeto social que envolveu a muitos nos últimos meses. A data foi de inauguração da Padaria dentro da Comunidade Terapêutica Desafio Jovem. Além de doadores locais contou com a presença da comitiva da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás e que foi parceira no empreendimento cedendo 18 mil reais dentre os 105 mil reais que foram arrecadados para a execução do projeto.
Esteve em Iporá o Grão Mestre Tito Amaral com a esposa Beatriz (presidente da Colmeia de Damas Maçônicas) e o Grão Mestre Adjunto Mário Martins, com a esposa Elizabeth, além de outros membros da Maçonaria na capital do Estado. Foram recepcionados por toda da Loja Paz e Trabalho, que tem como Venerável Mestre Claiton Alves dos Santos. Irmãos e cunhadas movimentaram-se desde seis da manhã para um dia de muitas atividades.
Ao serem convidados os 245 doadores do Projeto Pão & Solidariedade, muitos destes compareceram no Salão das Damas Maçônicas para o café da manhã servido, exatamente com produtos vindos da padaria inaugurada: pães, roscas, enroladinhos, broas, etc… Após o café da manhã que foi servido até às 10 horas, membros da Loja Paz e Trabalho, a comitiva do Grão Mestre e doadores seguiram para o local da padaria edificada e equipada. Cada visitante ao Desafio Jovem pode ver a qualidade de uma obra de 64 metros quadrados, feita de acordo com recomendações da Vigilância Sanitária para funcionar como local de lida com produtos de alimentação e constatar ainda ali a qualidade dos equipamentos para panificação.
Todos participaram de um momento religioso, onde estavam o Pastor Luís Carlos Villardi, a esposa Elza Pedra, Milvan Anacleto (da diretoria da entidade) e todos os acolhidos naquela comunidade terapêutica que lida com a recuperação de dependência química. No momento religioso e no almoço servido em seguida, quando de volta ao Salão das Damas, os pronunciamentos de todos foram de agradecimentos. Os do Desafio Jovem agradeceram a ação da Maçonaria pelo ato de construir e equipar a padaria. Os da Loja Paz e Trabalho agradeceram aos 245 doadores do Projeto Pão & Solidariedade e à Grande Loja pela sua doação de parceria.
O Grão-Mestre Tito Amaral e o Grão Mestre Adjunto Mário Martins parabenizaram a Loja Paz e Trabalho pelo grande empreendimento social, citando que a ação é exemplo para demais lojas maçônicas. Aos dois a Loja Paz e Trabalho entregou diplomas de agradecimentos. Beatriz e Elizabeth, esposas de Tito e Mário, respectivamente, também demonstraram satisfação com a recepção à elas neste domingo de inauguração. Liliane Serafim da Silva Santos, presidente da Associação das Damas Maçônicas Filhas de Hiram, deu a ambas a oportunidade de manifestação. No uso da palavra, as duas elogiaram a ação da Maçonaria de Iporá. À esposa do Grão Mestre foi entregue presente que simboliza gesto de admiração pelo que ela tem feito, junto a esposa do Grão-Mestre Adjunto, Elizabeth, e demais da Colmeia, na área de assistência social em Goiás.
Cada um dos que participaram do dia de inauguração avaliaram positivamente o Projeto Pão & Solidariedade e seus resultados. Foram 105 mil reais arrecadados. Usou-se 102 mil reais para materiais de construção e nos equipamentos de panificação. A mão de obra foi de dependentes químicos que estão em fase recuperação no Desafio Jovem.
Fotos de Adriane Marques (fotógrafa profissional e que doou seus serviços para a cobertura deste dia de conquista)