Nesta quarta-feira, 2 de março, os três párocos de Iporá cuidaram de lançar aos fiéis a Campanha da Fraternidade 2022. São três paróquias em Iporá fazendo repercutir na cidade aquilo que é atuação nacional da Igreja Católica, com tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A proposta da Igreja neste ano é debater o tema Educação.
Na noite desta quarta de cinzas houve missa de lançamento da Campanha da Fraternidade em igrejas das três paróquias da cidade: Matriz (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora), Jardim Arco Íris (Paróquia Paulo VI) e na Vila Itajubá (Paróquia da Imaculada Conceição).
A reportagem do Oeste Goiano falou com o padre Célio Amaro, pároco na Igreja do centro de Iporá. Ele explica que a Campanha da Fraternidade é uma prática da Igreja Católica desde 1964, sempre com temas para reflexão social. Neste ano está em foco a Educação, algo imprescindível na vida da comunidade.
Célio Amaro explica que o tema é: FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO e o lema: Fraternidade com sabedoria e que ensina com amor. O objetivo é promover da realidade educativa a partir da luz da fé cristã, propondo caminhos em favor da humanidade integral e solidária. Segundo o pároco, vai se debater com a finalidade de aperfeiçoar a educação interna dentro da Igreja e sobre o papel da Igreja nestes ambientes de estabelecimentos educacionais, onde o cristão, seja padres ou fiéis, precisam atuar por uma educação melhor. Atos ecumênicos também estão sendo pensados.
Cada Paróquia em Iporá atua com suas características de trabalho, mas no geral a ação é como o Padre Célio Amaro prevê para esses 40 dias de quaresma no centro da cidade: formação de grupos de estudos e orações e ida às comunidades com esta mensagem. Está sendo proposto formação de grupos em família. Na Igreja a Quaresma é de celebrações neste sentido, com vias sacras sempre às sextas-feiras.