Na tarde de ontem, 10, no salão Santa Gema, aconteceu uma palestra sobre a implantação de Banco Comunitário na cidade de Iporá.
Veio de Vitória (ES) a Diretora Presidente do Instituto Atelié de Ideias – entidade que está, em nome do Governo Federal, organizar os bancos comunitários no Brasil. Ela é Leonora Michelin, experiente no assunto. Marcaram presença no evento a secretária municipal de agricultura, Fernanda Cibele Rocha, lideranças classistas e pequenos produtores de várias comunidades rurais de Iporá e municípios circunvizinhos.
A palestrante, por meio de slides, mostrou a eficácia de um banco comunitário e sua contribuição para a economia local.
Leonora Michelin relatou bons exemplos de bancos comunitários em outras comunidades brasileiras. A palestrante relatou que no Brasil já estão em funcionamento 80 bancos. O exemplo de Vitória, no Espirito Santo, foi relatado, onde um banco comunitário já emprestou 879 mil reais para pequenos investidores da comunidade. No momento o banco tem em caixa 175 mil reais. A experiência de um banco implantado pela própria comunidade é de capitalizar recursos financeiros e emprestar sem as exigências burocráticas que são comuns entre outras instituições financeiras. Leonora, exemplificou as muitas conquistas obtidas por um banco comunitário em uma favela de Vitória:
-Criação de escola para preparação de vestibulando,
– Criação de grupo de pesquisa,
– Plano de desenvolvimento comunitário,
– Criação de um Jornal
-Fábrica de tijolos ecológicos, etc.
Foi explicado aos presentes que o banco comunitário funciona com uma moeda social, ou seja 1 cédula que tem um valor definido para a circulação entre os que são cooperados. Ao final, a palestrante encorajou os iporaenses a criarem também um banco semelhante. Ficou acertado entre os presentes a realização de novas reuniões para fazer avançar o projeto de criação do banco comunitário de Iporá, o qual terá uma moeda cujo nome terá identificação com a cidade. Segundo Valdion Marques, agente do banco comunitário um dos primeiros desafios e levantar os recursos para dar início a implantação do banco. (Adriana Oliveira Marques)
Líderes da comunidade que aprenderam sobre funcionamento de banco comunitário
Valdion Marques, agente comunitário, palestrante Leonora Michelin que veio de Vitória (ES) e Zildomar, da Coopercoisas