Nos dias 24 e 25 de março, dentro das comemorações da Semana da Água, escolas públicas de Palestina de Goiás, Arenópolis e Ivolândia receberam a equipe do Meio Ambiente da Rialma S. A. (empresa responsável pela construção da PCH Santo Antônio do Caiapó, no rio Caiapó), composta pelo Gerente Ambiental, Engenheiro Ambiental Thiago Duarte, do Professor, Biólogo, Mestre em Ecologia e Conservação Elias Centofante e da Professora e Jornalista Elizabeth Barbosa, para realização de palestras sobre a água, seus benefícios e riscos de escassez, ministradas pelo Professor Elias Centofante.
PALESTINA DE GOIÁS
Em Palestina de Goiás (24/03), o trabalho foi realizado com estudantes de 6º ao 9º ano do Colégio Estadual Ana Algemira do Prado. Para o aluno Gustavo Rodrigues (6º ano), a palestra mostrou que “sem água não é possível viver”. E acrescentou que enquanto em alguns lugares há fartura de água, em outros as pessoas sofrem com a falta dela. Professora Elza, que ministra aulas de Ciências e Biologia, disse que atividades assim contribuem para reforçar o conteúdo ensinado pelos professores, fazendo com que este seja melhor assimilado pelos alunos. A estudante Suelen (9º ano), falou que será preciso adotar atitudes mais conscientes de uso racional da água.
ARENÓPOLIS
Em Arenópolis (24/03), as palestras aconteceram no Colégio Estadual Alfredo Nasser, envolvendo turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. O estudante Ricardo Pinheiro (3º ano), mostrou satisfação com a atividade realizada, dizendo que ampliou seus conhecimentos sobre a situação do planeta em relação aos diversos usos que se faz da água.
IVOLÂNDIA
Em Ivolândia (25/03), no Colégio Estadual Antenor Padilha, estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio acompanharam atentamente as informações repassadas. O diretor Aparecido Roque ressaltou que a escola já desenvolve projetos ligados à questão da água e meio ambiente, tais como “A importância da água para os atletas”, “Coleta seletiva do lixo e sustentabilidade participativa” e “Reflorestar é preciso”. (Elizabeth Barbosa Araujo – GO 00758 JP)

